News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará tem 45% de chance de ter chuvas dentro da média nos próximos três meses, diz Funceme

Ceará tem 45% de chance de ter chuvas dentro da média nos próximos três meses, diz Funceme

Legenda: Ceará deve receber chuvas dentro da média nos meses de março a maio - Foto: Marciel Bezerra

Prognóstico divulgado nesta sexta-feira (25) revela que a possibilidade de chuvas abaixo da média é de 35% entre março e maio.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta sexta-feira (25) um prognóstico de chuvas para os próximos três meses, de março a maio. O Ceará tem 45% de probabilidade de ter chuvas dentro da média. As chances de que as precipitações sejam abaixo da média é de 35%. Há ainda 20% de possibilidade de precipitações acima da média. 

A nova previsão traz uma perspectiva de menos chuvas em comparação com o prognóstico anterior. Em janeiro deste ano, a Funceme apresentou dados indicando que o estado tinha 40% de chances de ter chuvas acima da média entre fevereiro e abril.

No entanto, Eduardo Martins, presidente da Funceme, explicou que, por condições "altamente variáveis", as taxas possuíam um "alto grau de incerteza". 

"As chuvas que estão acontecendo são provocadas por instabilidades", completou Martins. 

Os níveis de chuva para os próximos três meses são classificados da seguinte forma: 

  • Abaixo da média - abaixo de 403,9 milímetros
  • Dentro da média - de 403,9 milímetros a 574,6 milímetros
  • Acima da média - acima de 574,6 milímetros

Previsão para o fim de semana 

Ainda de acordo com a Funceme, no sábado (26), a previsão é de que o céu do Ceará estará variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões. Na faixa litorânea, Cariri, Ibiapaba, ao sul do Sertão Central e Inhamuns, há alta possibilidade de chuva. Nas demais, baixa possibilidade de precipitações, segundo a Funceme. 

Já no domingo (27), a chuva deve estar ainda mais isolada, com baixa possibilidade na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Nas macrorregiões, o céu varia de parcialmente nublado a sem nuvens.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.