News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Servidor público que recusar vacina no Ceará poderá ser demitido, estabelece projeto de lei

Servidor público que recusar vacina no Ceará poderá ser demitido, estabelece projeto de lei

Informação foi anunciada pelo governador Camilo Santana na manhã segunda-feira (16). — Foto: Reprodução

Projeto de lei será enviado nesta segunda-feira (16) pelo governador Camilo Santana à Assembleia Legislativa, onde ele tem ampla base de apoio.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (16) que assinou um projeto de lei que pune servidores públicos que se recusarem a receber vacina contra Covid-19. O projeto de lei será encaminhado ainda nesta segunda-feira (16) à Assembleia Legislativa, onde o governador tem ampla base de apoio e costuma aprovar projetos sem dificuldade.

As punições podem ser "um alerta, notificação, suspensão até demissão do serviço público no estado do Ceará".

"Tem pessoas que resistem a se vacinar, seja por ideologia política ou outro motivo, um absurdo. A única forma que temos de se proteger dessa pandemia, que tem tirado milhares de vidas no Ceará, é a vacina", disse Camilo em transmissão em rede social.

Em situações em que o servidor não puder receber a vacina por questões de saúde, a punição não se aplica.

Em dezembro de 2020, o STF entendeu que a vacina é obrigatória, e estados e municípios têm autonomia para estabelecer sanções contra quem não se imunizar.

Faltosos

O governador afirmou também que muitas pessoas, mesmo agendadas e convocadas para receber o imunizante, faltam ao compromisso. Camilo fez um apelo para que as pessoas compareçam aos pontos de vacina e recebem a imunização completa, com primeira e segunda doses.

"Noventa e seis mil pessoas, só em Fortaleza, estão aptas a receber a vacina e não foram se vacinar". comentou o governador.

O Ceará já aplicou 6.161.775 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Destas, 1.905.142 pessoas já completaram a imunização com as duas doses da vacina ou a dose única, no caso da Jansen. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria Estadual do Ceará (Sesa), atualizados às 17h da última quinta-feira (12).

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.