News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Eleições suplementares em três cidades do Ceará: veja o que precisa para votar

Eleições suplementares em três cidades do Ceará: veja o que precisa para votar

Três cidades do Ceará têm eleições suplementares neste domingo, 1º de agosto — Foto: Fabiano Souza

Quase 70 mil eleitores de três municípios estão aptos a votar novamente, conforme o Tribunal Regional Eleitoral.

Eleitores dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, no interior do Ceará, devem voltar às urnas neste domingo, 1º de agosto, para eleger novos prefeito e vice-prefeito, em eleições suplementares. A Justiça Eleitoral tomou medidas de segurança para proteger a saúde dos eleitores, mesários e colaboradores, para reduzir as possibilidades de contaminação nas seções eleitorais.

As orientações sanitárias elaboradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e adotadas em 2020 para evitar a disseminação do novo coronavírus nos locais de votação, continuam valendo para as eleições suplementares deste ano.

O horário de votação foi ampliado para uma hora mais cedo. O eleitorado apto a votar irá às urnas das 7h às 17h. A finalidade da medida é garantir mais tempo para que eleitoras e eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

O intervalo entre 7h e 10h será preferencial para as pessoas maiores de 60 anos. No entanto, caso prefiram, podem votar em outro horário no tempo de votação. Os eleitores que não estão enquadrados no atendimento preferencial, também podem votar entre 7h e 10h, desde que respeitem o atendimento prioritário.

Documentação necessária

O eleitor deve apresentar na sessão eleitoral documento de identificação com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Caso o eleitor já tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao mesário como documento de identificação.

O TRE orienta que os eleitores façam com antecedência o download gratuito do e-Título, para garantir que precisará do serviço no dia da votação. O aplicativo oferece diversas facilidades ao eleitor, como acessar local de votação; consultar a situação; identificar-se na seção (se tiver feito biometria); e justificar a ausência.

Recomendações

O uso de máscara é obrigatório em todas as seções dos três municípios. Na hora da identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

A Justiça Eleitoral vai fornecer álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar. Como medida de prevenção, mesmo com a disponibilização de canetas nas seções, a Justiça pede o eleitor leve a própria caneta para assinatura do caderno de votação.

A recomendação do TRE é que o distanciamento de, no mínimo, um metro entre as pessoas, no local de votação, seja respeitado. Na seção eleitoral, os locais, onde as filas serão organizadas, estarão sinalizados com adesivos colados no chão para garantir o respeito ao distanciamento.

O TRE também vai disponibilizar o serviço disque eleitor 148 no domingo, das 7 às 17 horas. A ampliação do atendimento acontece para orientar os eleitores com informações diversas sobre cadastro eleitoral: endereços dos locais de votação, números de zona e seção, situação cadastral; orientações sobre justificativa, informações a eleitores convocados como mesários, medidas sanitárias recomendadas para uma votação segura, dentre outras.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.