News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Comissão formada no HRC em Juazeiro amplia os cuidados para evitar lesões em pacientes por pressão

Comissão formada no HRC em Juazeiro amplia os cuidados para evitar lesões em pacientes por pressão

Comissão é formada por 15 enfermeiros de cada setor assistencial da unidade

Segurança do paciente e qualidade no atendimento assistencial à saúde são palavras-chave quando o assunto é prevenir as lesões por pressão. No Hospital Regional do Cariri (HRC), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o assunto tem norteado ações constantes na unidade, que é gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A mais recente foi a criação da Comissão de Prevenção de Lesão Por Pressão, idealizada pela estomoterapeuta Yterfânia Feitosa. “As lesões por pressão são uma realidade principalmente dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva, devido à gravidade dos internados e limitações impostas, muitas vezes, pela condição do paciente. Porém, precisamos estar sempre pensando em soluções que possam minimizar esses danos”, pontua.

De acordo com a profissional de saúde, atualmente existem ferramentas importantes, como os coxins, uma espécie de almofada feita de espuma que é colocada sob a cabeça do paciente e que pode minimizar o aparecimento ou o agravamento das lesões. Os equipamentos, ela destaca, devem ser utilizados de forma correta por toda a equipe. “Com a Comissão, ampliamos nossos olhos e mãos para dentro de todos os setores assistenciais e, assim, auxiliamos as equipes quanto à utilização correta desses equipamentos”.

A Comissão é formada por 15 enfermeiros de cada setor assistencial (UTI, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia, Emergência e Unidade de Cuidados Especiais).

Qualidade de vida para o paciente

Para a coordenadora geral de Enfermagem, Anne Rafaela, a criação do grupo vem num momento oportuno, uma vez que o número de leitos de UTI crescem no hospital em decorrência dos casos graves de Covid-19. “A prevenção da lesão por pressão é garantir mais qualidade de vida para o paciente. Temos recursos simples e eficientes para prevenir a lesão, mas é preciso o uso assertivo do equipamento. A partir do momento que temos um membro da Comissão por setor, os profissionais podem tirar as dúvidas sobre o uso dos coxins de forma correta. Quem ganha, no fim de tudo, são os pacientes”, afirma.

Uma das participantes da Comissão é a enfermeira Joseana Ferreira Parente, que hoje lidera cinco técnicos de enfermagem na Clínica Médica e, em breve, estará assumindo o posto na sua nova missão, dentro da UTI Covid. “Me sinto muito feliz em fazer parte desse movimento que ajuda a transformar as nossas práticas em práticas de qualidade. Esse é um sonho que a Enfermagem almeja alcançar, com uma assistência baseada na qualidade, com conhecimento científico, e que a gente consiga aplicar no nosso dia a dia. As lesões podem aparecer por vários fatores, mas se depender do nosso empenho e do uso correto dos equipamentos, nossa incidência de lesões será zero”.

Raquel Oliveira - Ascom HRC

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.