News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Desconto de 65% na conta de luz tem só pelo CadÚnico?

Desconto de 65% na conta de luz tem só pelo CadÚnico?

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com

Algumas pessoas conseguem um desconto significativo na conta de luz, que pode chegar a 65%, mas será que o CadÚnico é obrigatório?

O Programa Tarifa Social 2024 é uma iniciativa do governo que promete aliviar os custos com energia elétrica das famílias brasileiras com renda mais baixa. A partir desse programa, você pode ter o desconto de até 65% na conta de luz. 

Para isso, é necessário ter uma inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Nesse registro, sua condição socioeconômica é coletada pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Portanto, o registro deve indicar que sua renda per capita é de até ½ salário mínimo, ou seja, R$ 660.

Ao longo deste ano, cerca de 600 mil famílias foram beneficiadas com o desconto na conta de luz que chega até 65%. Portanto, sim, o desconto de 65% na conta de luz é só pelo CadÚnico. Mas, afinal, como o governo determina o desconto na sua conta de energia elétrica?

Como o desconto da conta de luz pode chegar a 65%?

O programa Tarifa Social 2024 é baseado em critérios de consumo mensal de energia e renda. O percentual de desconto é fornecido de acordo com a faixa de consumo. Por exemplo, as famílias que consomem entre 0 e 30 kWh recebem um desconto de 65%. 

Já para os lares que têm um consumo de energia entre 31 e 100 kWh, o desconto é de 40%. Para os que consomem entre 101 e 220 kWh, o desconto é de 10%. No caso de um consumo superior a 221 kWh, o programa não oferece descontos.

Quem pode se beneficiar da Tarifa Social 2024?

De modo geral, como citamos, é preciso ter renda per capita de até dois salários mínimos. Consequentemente, pessoas com deficiência e idosos contemplados pelo Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) têm direito.

🚨 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗖𝗜𝗣𝗘 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗙𝟱 𝗖𝗔𝗥𝗜𝗥𝗜 𝗡𝗢 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣.

Além disso, há uma flexibilidade nesse limite de renda. Se houver pessoas enfermas em tratamento domiciliar, cujo processo dependa de energia elétrica, a renda per capita para o desconto na conta de luz é de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.960.

*Reportagem de Bruna Machado/Seu Crédito Digital

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.