News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Nova carteira de identidade nacional será emitida a partir de segunda-feira (6).

Nova carteira de identidade nacional será emitida a partir de segunda-feira (6).

Nova Carteira de Identidade 2022.jpeg - Foto: Divulgação/Governo Federal

Mudanças incluem uma identificação única por meio do CFP que será válido em todo o território nacional, não indicando o Estado de origem.

A nova carteira de identidade passará a ser oferecido por todos os Estados brasileiros a partir da próxima segunda-feira, 6 de novembro (6/11). Inicialmente a data seria 6 de março do ano passado, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal.

Nova Carteira de Identidade Nacional será emitida em novembro

As mudanças do novo modelo incluem uma identificação única por meio do CFP que será válido em todo o território nacional, não indicando o Estado de origem.

Diante da mudança, algumas dúvidas podem ter surgido a respeito da nova carteira de identidade: O que é o RG único? Meu CPF vai mudar? O que muda? O jornal O TEMPO respondeu a essas e muitas outras perguntas neste texto. Leia até o fim e fique por dentro.

O que é o RG único?

O RG único é um documento que vai reunir todas as informações do cidadão, usando CPF como número. A nova carteira de identidade será nacional, em modelo único, e terá duas versões: física e digital. 

Quando começa a valer a nova Carteira de Identidade?

O decreto do RG único entra em vigor no dia 1º de março de 2022. Os institutos de identificação de cada unidade federativa terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. Os cidadãos com até 60 anos têm 10 anos para fazer a troca. Quem tem mais de 60 anos poderá usar o documento antigo por prazo indeterminado.

Meu CPF vai mudar?

Não. Quem já tem CPF poderá solicitar o RG único e permanecerá com o mesmo número de sempre. Quem não tem inscrição no CPF poderá solicitar ao órgão de  identificação local, seguindo as regras  estabelecidas pela Receita Federal.

O modelo antigo da carteira de identidade será aceito até quando?

O modelo antigo de carteira de identidade será aceito por até 10 anos para a população que tem até 60 anos. Para quem tem mais de 60 anos, o RG antigo será aceito por prazo indeterminado.

🤔 O que muda com a implantação da nova carteira de Identidade?

  • ✅ O CPF passa a ser o número único de identificação do cidadão no país;
  • ✅ A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. extraviado, por meio de qualquer smartphone;
  • ✅ Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizada como documento de viagem;
  • ✅ Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo GOV.BR).
  • ✅ É válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.

Como fazer a nova carteira de identidade?

A emissão das Carteiras de Identidade ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada Estado. Ao receber o pedido, o órgão validará a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. No momento em que receber o documento em papel ou policarbonato (plástico), o cidadão poderá acessá-lo também pelo aplicativo Gov.br.

Posso fazer a nova carteira de identidade pela internet?

Atualmente, é possível solicitar novo RG pela Internet; Entretanto,  apenas o agendamento é feito virtualmente. A confecção do documento é feita presencialmente em um local autorizado. Alguns estados — como São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, entre outros — permitem agendar a confecção do RG online. Para isso, basta preencher um formulário com informações como nome completo, CPF e estado civil. 

É obrigatório fazer a troca pela nova Carteira de Identidade?

Sim, para todos os cidadãos que têm até 60 anos. Para os demais, o documento no modelo antigo será válido por tempo indeterminado.

Quanto custa a nova carteira de Identidade?

A emissão do novo RG 2023 é gratuita. 

🧐 Veja como vai ficar a nova Carteira de Identidade

— Foto: Divulgação/Governo Federal

*Fonte: O Tempo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.