News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Moedas de 5 centavos de 1996 e 1997 podem valer uma FORTUNA; verifique se você possui uma

Moedas de 5 centavos de 1996 e 1997 podem valer uma FORTUNA; verifique se você possui uma

Imagem: Peeradontax / shutterstock.com

Um simples erro pode transformar uma moeda de baixo valor em um tesouro. Confira dois exemplos de moedas que podem valer muito.

Quando se trata de colecionar itens raros, um simples erro pode resultar em um grande tesouro. No fascinante mundo dos colecionadores de moedas, as peças mais valiosas são aquelas que foram confeccionadas em quantidade limitada, apresentaram erros durante a fabricação ou foram emitidas para celebrar eventos especiais no país.

Nesse contexto, duas moedas de 5 centavos têm despertado atenção especial, pois juntas podem valer mais de R$ 8 mil reais. Será que uma delas está guardada em algum cofrinho esquecido por aí? Vamos descobrir!

Moedas de 5 centavos de 1997

Começando por 1997, as moedas de 5 centavos desse ano são bastante comuns, com uma tiragem impressionante de 235 milhões de unidades. No entanto, o que as torna especiais são algumas peças que foram produzidas erroneamente nos discos destinados às moedas de 1 centavo.

Esse pequeno equívoco durante o processo de fabricação as tornou verdadeiras raridades. Se você tem uma dessas moedas, saiba que seu valor pode chegar a até 700 reais.

A maneira de identificar se você possui uma dessas preciosidades é simples: basta verificar o peso da moeda. Enquanto as moedas de 5 centavos pesam cerca de 3,27 gramas, as de 1 centavo são mais leves, com aproximadamente 2,90 gramas.

Moedas de 5 centavos de 1996

Agora, vamos voltar um ano no tempo e falar sobre as moedas de 5 centavos de 1996. Nesse ano, foram produzidas cerca de 111 milhões de unidades.

No entanto, algumas dessas moedas possuem um curioso defeito: o cunho trocado. Isso significa que o anverso foi substituído pelo desenho da moeda de 1 centavo.

O que torna essas moedas ainda mais especiais é a diferença na borda, que é maior do que nas moedas corretamente cunhadas, e a cabeça da esfinge que aparece menor.

Essas pequenas imperfeições fazem com que essas moedas sejam extremamente valiosas no mercado de colecionadores, podendo chegar a valer até 2 mil reais.

*Reportagem de João Pedro Pereira/Seu Crédito Digital

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.