News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Este grupo de pessoas não poderá emitir o novo RG; saiba mais

Este grupo de pessoas não poderá emitir o novo RG; saiba mais

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução

O novo RG será obrigatório em breve, mas nem todos os brasileiros poderão emitir o documento. Entenda a situação!

O principal documento de identificação do país terá um número único de identificação. A Carteira de Identidade Nacional terá, pela primeira vez, um modelo padrão de emissão e o mesmo modelo em todos os estados do país.

Dessa forma, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o número de identificação nacional. Assim, quem for emitir a nova carteira de identidade precisa estar com o CPF regularizado na Receita Federal.

Caso contrário, o cidadão não conseguirá solicitar o documento de identificação. Tem dúvidas se seu CPF está em dia com a Receita? Confira abaixo como consultar e regularizar.

Como consultar a situação do CPF

Para saber se o CPF está regular, o cidadão precisa acessar o site da Receita Federal, ir em “Meu CPF” e em seguida clicar em “Consultar CPF”.

Caso apareça “Regular”, o cidadão está em dia com a Receita. Se ao consultar aparecer a situação  “Suspensa”, significa que o cadastro está incompleto ou com dados errados, mas que não existem declarações pendentes. As informações pessoais precisam ser atualizadas no site da Receita.

Porém, se ao realizar a pesquisa aparecer a situação ”Pendente de regularização”, significa que o cidadão não entregou alguma Declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Assim, para regularizar a situação, o contribuinte deve enviar as declarações que faltam.

Como regularizar o CPF na Receita Federal

Para regularizar o CPF, siga os seguintes passos:

  • Acessar o menu “Meu CPF” e em seguida “Atualizar CPF”;
  • O próximo passo é clicar em “Etapas para realização do serviço”;
  • Em seguida abrirá um espaço para envio de uma foto junto com o RG;

O próximo passo será enviar RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor ou comprovante de alistamento e comprovante de residência.

Em alguns casos, outros documentos podem ser necessários.

*Reportagem de Fernanda Cadaval/Seu Crédito Digital

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.