News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Empresa de mineração deverá restaurar área degradada no “Buraco Azul”, no Cariri

Empresa de mineração deverá restaurar área degradada no “Buraco Azul”, no Cariri

Foto: Divulgação/PH ORDINÁRIO ⚡️

O anúncio foi feito pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL), por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira, 23

Após a repercussão sobre a área degradada “Buraco Azul”, localizada na cidade Juazeiro do Norte, na região do Cariri, a empresa de mineração responsável pelo local deverá apresentar um plano de reparação da área degradada. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL), em suas redes sociais. A entrega do plano de recuperação, conforme a publicação, deverá ser feita em até 30 dias

Conforme Rento Roseno, assim que tomou conhecimento sobre o caso, o deputado encaminhou um ofício à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para colher informações sobre o licenciamento da área de mineração e, assim, solicitar a fiscalização para evitar acidentes no local. O plano de recuperação atende a um pedido da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). 

BURACO AZUL

Na última quarta-feira, 22, o OPINIÃO CE destacou que a Amaju estava realizando ações preventivas para coibir populares no Buraco Azul. Ele se localiza no Sítio Logradouro, na zona rural de Juazeiro do Norte, e estava atraindo muitos banhistas e curiosos. Após análises dos especialistas do órgão ambiental juazeirense, eles identificaram que a cor azulada da água era, na verdade, decorrente de componentes químicos presentes em explosivos usados pela mineradora que realizava explorações de rochas nesse local.

O superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, destacou que, entre os riscos que o local apresenta, estão os acidentes, como queda e afogamento, até a contaminação com a água, visto que esta não passou por avaliação laboratorial. O local, que já está interditado, vem recebendo fiscalização, orientação e sinalização sobre os riscos oferecidos pela área.

*Reportagem de Anderson Alves/ Agência Opinião CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.