News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Sete prefeitos do Cariri anunciaram novo Piso da Educação; Penaforte e Barbalha ficaram acima

Sete prefeitos do Cariri anunciaram novo Piso da Educação; Penaforte e Barbalha ficaram acima

FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Além de Juazeiro do Norte, Penaforte, Missão Velha e Barbalha; Abaiara, Caririaçu e Mauriti já anunciaram adesão ao reajuste do Piso do Magistério.

Os prefeitos de Missão Velha, Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim (PDT), e de Penaforte, Rafael Ângelo (PT), foram os últimos gestores do Cariri a anunciarem a adesão ao reajuste do Piso do Magistério, de 14,95%, proposto pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Nas redes sociais, Rafael disse estar reafirmando o compromisso com a Educação do Município. Em nota, Dr. Lorim disse que a medida era mais um passo na valorização dos professores. Para formalizar a adesão, os projetos foram enviados às câmaras para aprovação. Os dois gestores têm margem apertada nos Legislativos, mas a pressão da classe deve facilitar a aprovação. Está feito o ganho político.

Outros cinco municípios – Juazeiro do Norte, Barbalha, Abaiara, Caririaçu e Mauriti – também anunciaram a adesão. O destaque é para Penaforte, que concedeu 15%, e Barbalha, que anunciou 16%. O total de apenas sete municípios, entre os 29 municípios da região, preocupa professores e sindicalistas. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tem se colocado contra o reajuste.

A maioria dos prefeitos do Cariri, ainda tenta encontrar um caminho para anunciar o reajuste. A preocupação não está nos recursos para fazer o pagamento, que virá do Ministério da Educação. O temor dos prefeitos é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe limite de 54% para folha. Extrapolar esse percentual significa responder por improbidade e tornar o Município inadimplente. A equação é difícil!

*Conteúdo do site Jornalista e escritor | Madson Vagner 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.