News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia em Santana do Cariri

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia em Santana do Cariri

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

2ª Companhia do 5º Batalhão resgata serpente jiboia em pé de seriguela

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia em Santana do Cariri, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). A princípio, a 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar resgatou uma serpente jiboia por volta das 12h47min deste domingo (26). A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte acionou os bombeiros militares do Crato.

Imediatamente, os bombeiros do Crato seguiram até o Sítio Pedra Branca, no Distrito de Santana do Cariri. De acordo com o subtenente Reginaldo da Silva, “uma serpente com dois metros de comprimento se encontrava em um pé de seriguela próximo a um bar”, informou o comandante do socorro.

Nesse sentido, após vistoria no local, constatamos que não haviam nenhum risco, informamos a Ciops a finalização dos trabalhos. Em resumo, o animal aparentemente bem de saúde e fizemos a soltura em local seguro, próximo a água, ou seja local compatível com seu habitat e longe da civilização.

Por fim, a serpente foi solta na Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

A jiboia-constritora

Primeiramente, a jiboia é uma espécie de serpente não venenosa encontrada em várias regiões do Brasil e outros países da América Latina. Ela é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos, que geralmente se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Ainda assim, a jiboia pode variar em tamanho, podendo chegar a medir mais de 3 metros de comprimento, mas em média, costuma ter cerca de 2 metros. Sua coloração também pode variar bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons.

Como também, apesar de ser uma serpente grande, a jiboia é geralmente tranquila e pouco agressiva com os humanos, a menos que se sinta ameaçada. Ela pode ser encontrada em diversos habitats, como florestas, cerrados, áreas de caatinga e até mesmo em áreas urbanas.

Em outras palavras, é importante ressaltar que, apesar de não ser venenosa, a jiboia pode morder e causar ferimentos. Portanto, se você encontrar uma jiboia em seu caminho, é recomendável manter a distância e evitar tocá-la. Assim como, quaisquer animal silvestre.

Corpo de Bombeiros resgata serpente jiboia em Santana do Cariri

Prevenção

Antes de mais nada, a Lei dos Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, protege os animais silvestres. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.

Balanço

Em síntese, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 9.641 animais em 2022. Do mesmo modo, entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. Ou seja, o balanço de 2022 superou os anos de 2020 e 2021, quando a corporação atendeu 3.926 e 5.217 resgates de animais, respectivamente.

Enquanto que em 2023, o CBMCE atendeu 1.574 resgates de animais, em todo o Estado do Ceará. Cerca de 70% são serpentes.

A guarnição que resgatou a serpente foi composta pelo: subtenente Reginaldo e o soldado Welson, na viatura de Auto Salvamento 27 (AS 27).

  • Vidas alheias e riquezas salvar!

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.