News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Floração de ipês e pequizeiro mudam paisagens em Juazeiro do Norte

Floração de ipês e pequizeiro mudam paisagens em Juazeiro do Norte

Afloração dos ipês embeleza paisagens de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará — Foto: Claudiana Mourato/TV Verdes Mares

O calor no Cariri está sufocante. O município do Barro registrou a temperatura mais alta do Brasil há uma semana: 41,7ºC. A sensação térmica foi 45ºC. Outubro é assim: clima de deserto, mas com natureza exuberante. Os mais atentos já devem ter notado que duas florações estão acontecendo neste mês.

A mais evidente delas é a do ipê. Frondosas e altas, essas árvores exibem flocos amarelos que se destacam na paisagem. Já a outra floração é mais discreta. O pequizeiro tem flores esbranquiçadas, que mal se pode ver de longe. Mas quem vai aos detalhes se impressiona com as dezenas de filamentos pontiagudos, os estames que fazem lembrar um porco-espinho.

Floração do pequizeiro — Foto: Claudiana Mourato/TV Verdes Mares

Quando o quesito é fotografia, o ipê leva vantagem. Em Juazeiro do Norte, um exemplar que sempre atrai curiosos fica às margens do anel viário próximo à estação escola do VLT. Nesse ponto, a selfie é quase irresistível.

Já o pequizeiro vence numa outra categoria: a da culinária. A florada é sucedida pela safra do fruto mais querido da região. É tão apreciado, quem nasce no Cariri às vezes se apresenta como roedor de pequi, com muito orgulho.

Por Claudiana Mourato, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.