News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Quanto tempo duram as dores causadas pela chikungunya?

Quanto tempo duram as dores causadas pela chikungunya?

Não existe vacina ou tratamento específico para tratar a chikungunya. Ela é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Foto: Wikilmages/Pixabay)

Principal sequela da doença são as dores nas articulações, que podem perdurar de 14 dias a três meses ou, pior, tornarem-se crônicas.

Não existe vacina ou tratamento específico para tratar a chikungunya. A doença é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Teorias apontam que o vírus tem afinidade por tecidos que têm presentes o fibroblasto, célula que está nas articulações, cartilagens, ou seja, no músculo esquelético. A teoria pode explicar por que uma das sequelas da doença são as dores nas articulações, quem pode perdurar de 14 dias a três meses ou, pior, tornarem-se crônicas.

A médica reumatologista Claudia Marques, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e professora da disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica como o vírus pode se manifestar nas pessoas, quais as demais sequelas que a doença pode gerar e, principalmente, quais cuidados as pessoas podem ter para amenizar as dores dessa arbovirose.

Como a chikungunya age no corpo humano?

O vírus da chikungunya tem afinidade por tecidos que tem uma célula, que chamamos de fibroblasto, que é uma célula que está presente nos tecidos das articulações, das células do tecido nervoso, no tecido músculo esquelético, assim como nas articulações e cartilagens. Quando esse vírus ataca o sistema imunológico, ocorre uma resposta imunológica, que pode ser a resposta articulada inflamatória, às vezes, muscular, mas é preferencialmente articular.

Por que a chikungunya deixa sequelas?

Há uma tese de continuidade da presença de proteínas virais, que permanecem nos tecidos articulares após os 14 dias da doença. As dores e sequelas da doença não são todas iguais. Existe a sequela inflamatória, que é uma sequela em que o paciente desenvolve um quadro parecido com artrite e artrose, e ela é tratada exatamente do mesmo jeito, mas essa é a minoria dos pacientes.

A maioria é de um quadro não-inflamatório, de uma dor que a gente não consegue identificar. Essa dor não-inflamatória é que não está muito bem compreendida por que ela acontece. Uma das hipóteses é que o vírus provoca sensibilização central, que é uma resposta dolorosa e exagerada, e é por isso que o paciente fica com dor.

Os pacientes com quadros não-inflamatórios não têm sequelas do ponto de vista estrutural. Eles apenas sentem dores, o que pode impedir que o paciente faça atividades do cotidiano. Mas, no entanto, ele não vai ter uma sequela motora, ou seja, um comprometimento articulado, com uma doença como artrite e artrose.

Quais as principais sequelas da chikungunya e quem tem tendência a tê-las?

A grande sequela é a dor muscular e esquelética. Tem pacientes que fazem acometimento neurológicos, cardíacos e pulmonar, mas isso é mais na fase aguda, que é aquela fase em que o paciente inflama, nos primeiros 14 dias. Essas são as sequelas menos comuns. A mais comum realmente é a dor articular. Pacientes acima de 45 anos têm maior tendência de ter sequelas articulares.

Quanto tempo dura as dores nas articulações causadas pela chikungunya?

É variável. Ele pode ser um período curto, que é na fase aguda, que dura até 14 dias. Tem paciente que evolui para fase sub-aguda, que é até três meses, e tem paciente que vai para a fase crônica. Nesse caso, há relatos de pacientes que as dores podem seguir de cinco a dez anos. Tudo vai depender de como a doença vai se manifestar no paciente. Se ela for inflamatória, o tempo é maior. Não-inflamatória, o tempo é menor, com auxílio de tratamento, como atividade física e fisioterapia.

Quais são os cuidados que as pessoas que ficaram com sequelas devem ter após a doença?

Caso o paciente na fase aguda melhore nos primeiros 14 dias, ele não precisa procurar um especialista. Caso ele esteja muito desconfortável, ou seja, com muita dor, ele deve procurar atendimento médico.

Quando ele está na fase crônica, é adequado que ele procure um reumatologista. O profissional vai fazer um tratamento envolvendo a prática de atividades físicas e fisioterapia, como ele pode lidar com a dor, e vai usar medicamentos que vão aliviar o quadro doloroso do paciente. Mas, no geral, todos devem fazer fisioterapia e ter uma rotina de atividades físicas.

Há algum período em que as pessoas acometidas pela doença devem ficar em repouso?

Não. Pelo contrário, ficar em repouso é pior para agravar as dores da doença. A chikungunya gosta das pessoas que ficam paradas. Então, quanto mais parada a pessoa fica, mais a dor entreva. As pessoas precisam se mexer. Por isso, se a pessoa não conseguir se mexer, ela deve procurar ajuda médica para receber as orientações e tratamento adequado para essa sequela.

Onde procurar atendimento para tratar as dores da chikungunya?

No Ceará, não existem unidades de saúde direcionadas apenas para o tratamento da doença. A orientação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é que as pessoas acometidas pelas sequelas procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios para receber atendimento e orientação para a doença.

Em caso de emergência, a pasta orienta ao paciente procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais e estaduais. A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informou que os usuários que necessitam de atendimento em decorrência de arboviroses devem procurar os Postos de Saúde mais próximos da sua residência; a Capital conta atualmente com 116 unidades.

Segundo a pasta, o mesmo procedimento é adotado para tratamento posterior às arboviroses. Após consulta no posto de saúde, o usuário é encaminhado ao especialista na Rede Especializada.

Autor Mirla Nobre/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.