News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Veja as regras para renegociar as dividas do Fies no BB e Caixa; prazo já está valendo!

Veja as regras para renegociar as dividas do Fies no BB e Caixa; prazo já está valendo!

Veja as regras para renegociar as dividas do Fies no BB e Caixa – Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agencia Brasil

Boas oportunidades de descontos para quem quer limpar seu nome com o governo.

Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente conhecido como Fies, é um programa do Ministério da Educação (MEC) feito para ajudar estudantes a pagarem por educação superior em instituições privadas não-gratuitas. Basicamente funciona como um empréstimo a ser pago pelo aluno dois anos depois de formado. Porém, devido à crise econômica e falta de empregos, muitos jovens entram na vida profissional com uma dívida enorme a pagar. Buscando uma saída para esse problema, desde o dia 7 de março, estudantes que estão inadimplentes com o programa passaram a poder renegociar suas dívidas com o Banco do Brasil (BB) ou com a Caixa Econômica Federal (CAIXA). E o melhor: com descontos de até 92%. Saiba se você se encaixa.

Segundo dados do MEC, cerca de 1 milhão de estudantes estão endividados com parcelas do Fies. Mas, numa tentativa de diminuir esse prejuízo, o governo resolveu regulamentar uma medida provisória com regras detalhadas para uma renegociação dos débitos com os estudantes. Essa MP foi publicada na edição do Diário Oficial de 11 de fevereiro.

Regras para renegociação do Fies

Inicialmente, todos os estudantes que fizeram um contrato de financiamento até 2017 e com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas do Fies, podem tentar uma renegociação. Ainda segundo o Ministério, o processo começou em 7 de março e vai até 31 de agosto de 2022. Os percentuais de desconto variam de acordo com os contratos. Por exemplo, estudantes que possuem atraso superior a 360 dias podem ter desconto de até 92% no valor total devido. Precisam apenas serem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou terem recebido auxílio emergencial em 2021. O pagamento pode ser à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela taxa Selic. Os demais financiados recebem desconto de até 86,5% no valor ainda devido.

Já estudantes com atraso de 90 a 360 dias ganham descontos de 12% no valor total devido, podendo dividir o valor em até 150 parcelas mensais sucessivas, isto é, sem juros ou multas. Para ter seu nome retirado dos cadastros de proteção ao crédito, é necessário que o interessado pague uma entrada, correspondente à primeira parcela, no primeiro momento da renegociação. O valor mínimo da prestação equivale a R$ 200. Para saber o quanto você pode renegociar, basta fazer uma simulação com o banco fiador do contrato do Fies.

Renegociação CAIXA

Quem tem contrato Fies com a CAIXA pode acessar o endereço sifesweb.caixa.gov.br para consultar e até fazer uma simulação de renegociação. Sendo apto, o estudante pode gerar um boleto da primeira ou única parcela única de forma digital efetivando assim a renegociação. Isso vem podendo ser feito desde 7 de março. Caso precise fazer uma atualização cadastral, os documentos também podem ser enviados pela mesma plataforma. Para mais informações, os estudantes inadimplentes podem acessar o site www.caixa.gov.br/fies ou ligar para o número 0800 726 0101.

Renegociação BB

Já os contratados do Fies pelo Banco do Brasil poderão renegociar diretamente pelo aplicativo da instituição financeira ou irem em qualquer agência do BB.

Pelo app, o estudante deve acessar a opção “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies” e verificar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, além dos descontos concedidos. Também pode contratar a renegociação e gerar o boleto correspondente à parcela de entrada ou do pagamento integral.

Para mais informações, os interessados devem acessar o App BB  ou o site www.bb.com.br. O contato também pode ser feito através do WhatsApp pelo número (61) 4004-0001 ou a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Baixe o aplicativo do Banco do Brasil:

Fonte: Autor Cadu Costa/Site Pronatec

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.