News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

PF cumpre mandados da operação Tarrafa em Juazeiro do Norte e Barbalha

PF cumpre mandados da operação Tarrafa em Juazeiro do Norte e Barbalha

Polícia Federal cumpre mandados em Juazeiro. Foto: Divulgação PF

180 Mandados de Busca e Apreensão e 35 Mandados de Prisão Preventiva estão sendo cumpridos nesta quinta-feira (17) em todo o país.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Tarrafa, que visa desarticular organização criminosa que cometia fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA). No Ceará, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em Crateús, Barbalha, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

O nome da operação se refere a um equipamento utilizado para a pesca artesanal.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2020, quando foi constituído um grupo de trabalho envolvendo a Polícia Federal, Secretaria da Pesca (SAP/MAPA), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPT/ME, CAIXA e DATAPREV).

Os trabalhos identificaram fraudes cometidas na inserção dos dados no Registro Geral de Pescador e, posteriormente, no pedido de deferimento do benefício previdenciário.

Segundo a PF, a investigação identificou a utilização de, ao menos, 102 Certificados Digitais de Identificação fraudulentos expedidos em nome de servidores públicos. Com os dados, a organização criminosa conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de SDPA, envolvendo cerca de 400 mil CPFs e com participação de diversas colônias, sindicatos e associações de pescadores.

Ainda segundo a PF, os benefícios investigados acarretaram pagamentos de aproximadamente R$ 1.520.000.000,00 a solicitantes em 1.340 municípios.

180 Mandados de Busca e Apreensão e 35 Mandados de Prisão Preventiva estão sendo cumpridos nesta quinta-feira (17) em todo o país, com a participação de mais de 600 policiais federais.

As ações estão ocorrendo em 12 estados: Pará, Maranhão, São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí.

A PF informou que as investigações apontam o possível envolvimento de 42 servidores públicos. Foram deferidas Medidas de Busca e Apreensão em face de 36 servidores do INSS. Outros 6 servidores da Secretaria de Aquicultura e Pesca, lotados no Pará, além das buscas estão sendo afastados por decisão judicial.

Reportagem de Alan Clyverton/Agência Miséria

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.