News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Secretário Mauro Albuquerque visita obras de reforma da Penitenciária Industrial Regional do Cariri

Secretário Mauro Albuquerque visita obras de reforma da Penitenciária Industrial Regional do Cariri

Foto: Reprodução/SAP

A Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), com mais de 20 anos de construção, está realizando projeto de reforma e revitalização. O secretário da administração penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, junto de uma comitiva técnica visitou os espaços beneficiados pelas obras. O custo das melhorias será de aproximadamente $ 6 milhões.

Para o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, é muito importante verificar as condições de trabalho dos policiais penais e acompanhar a obra em andamento. “Em março, no ritmo atual de trabalho, iremos entregar 500 vagas já reformadas e ampliadas para as pessoas privadas de liberdade. É preciso ver tudo de perto, dar suporte no andamento do trabalho e perceber o que ainda precisamos melhorar para progredir. O sistema prisional já se tornou referência no Brasil todo. Essa reforma da PIRC é fundamental para trazer empresas para dentro do sistema prisional e oferecer mais capacitação e empregos para os internos”, assegura.

A realização da obra conta com a mão de obra de 5 funcionários da empresa contratada e de 30 internos classificados que cumprem pena na unidade, que estão divididos em atividades diversas como pedreiro, ajudante de pedreiro, carpinteiro, soldador, bombeiro hidráulica. Os internos escolhidos recebem remição de 1 dia a menos na pena, a cada 3 dias trabalhados.

No módulo de ensino, os espaços passarão por reforma e ampliação. Ao final da obra serão 18 salas de aula, sendo 17 salas para ensino estilo presencial e 01 sala para ensino EAD que contará com 12 cabines, sendo seu uso compartilhado com as vídeos conferências. Além desses espaços, o módulo de ensino terá uma biblioteca e uma sala de professores, assim, aumentando o número de vagas para que mais internos possam ter oportunidade de ensino.

A unidade também ganhará espaços adequados para os cursos teóricos e práticos de qualificação além da otimização de 6 galpões, que variam em espaços de 51 m² até 290 m², para recebimento de empresas e oportunidades de trabalho aos internos da PIRC.

Foto: Reprodução/SAP

A área carcerária terá melhoria nas instalações hidrossanitários, instalação elétrica, posto de observação, pátios e impermeabilização das lajes. Com a reforma, a unidade terá ampliação de vagas e ao final contará com 1753 vagas, distribuídas em 12 alas.

No bloco administrativo também passará por modificações como melhorias em todas as salas, manutenção nos banheiros, ampliação do refeitório, readequação nos fluxos, novas salas para recebimento de malotes e body scanner.

Para os alojamentos dos policiais penais foram propostos espaços para lazer e prática esportiva, novo vestiário com área exclusiva para armários e novos alojamentos, com melhor distribuição de pontos elétricos, dentre outros.

Entre as dependências que passarão por reforma, o módulo de saúde contará com 3 enfermarias, sendo uma para PnE, sala de fisioterapia, posto de observação, sala de vacina, atendimento odontológico, atendimento médico, farmácia, sala de enfermagem e procedimentos, sala psicólogo, sala assistente social, alojamento funcionários da saúde, expurgo e esterilização, atendimento multidisciplinar, entre outros.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.