News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Com afastamentos, Câmara de Juazeiro prepara posse de vereador que passou 13 anos como suplente

Com afastamentos, Câmara de Juazeiro prepara posse de vereador que passou 13 anos como suplente

Legenda: Romão França (PTB) é o suplente de vereador desde 2004. Ele vem participando das eleições desde então, com intervalo em 2016 - Foto: Reprodução/Facebook

Por decisão judicial, foram afastados três parlamentares, dentre eles o presidente e o vice do Legislativo

Com o afastamento de três vereadores de Juazeiro do Norte após operação da Polícia Civil contra esquema de jogo do bicho, nesta quinta-feira (18), os suplentes dos parlamentares se preparam para tomar posse na semana que vem. Entre eles, Romão França (PTB) que tenta o cargo no Parlamento desde 2004 e está na suplência há 13 anos, ausente apenas de 2017 a 2020.

Por uma decisão judicial, foram afastados do cargo Darlan Lobo (PTB), presidente da Câmara; Capitão Veira (PTB), vice-presidente, e Beto Primo (PSDB). O afastamento é de no mínimo 180 dias, podendo ser prorrogado pela Justiça. 

Em meio às suspeitas, apenas um dos vereadores se manifestou, e negou participação na exploração do jogo do bicho na região do Cariri.

De acordo coma a assessoria jurídica da Casa, na próxima terça-feira (23) os suplentes serão convocados. A decisão do dia da posse, no entanto, cabe ao atual presidente, vereador William Bazílio (PMN), que assume o Legislativo Municipal de forma interina. 

A expectativa é de que os suplentes tomem posse até o final da próxima semana. Todos eles têm histórico de tentativas de exercer o cargo de vereador no município. 

Legenda: Auricélia Bezerra (PTB), Jesualdo Duarte (PSDB) e Romão França (PTB) devem tomar posse na semana que vem - Foto: Reprodução/Facebook

SUPLENTES

Romão frança (PTB) é o suplente de vereador desde 2004. Ele vem participando das eleições desde então e agora vai ocupar uma vaga na Câmara de Juazeiro. Das últimas cinco eleições, ele não disputou apenas a de 2016. 

França havia assumido uma subprefeitura regional em Juazeiro, ainda em 2010, no governo de Dr. Santana (PT). Entre 2016 e 2020, foi secretário de desenvolvimento Agrário na gestão do ex-prefeito Arnon Bezerra (PTB).

O vereador faz parte do grupo político do governador Camilo Santana (PT) e ainda não se posicionou sobre ser oposição ou base na Câmara. " A intenção é construir uma agenda positiva e propositiva, apresentar o pouco espaço para construir um projeto popular, com inclusão", disse. 

Também do PTB, Auricélia Bezerra foi vereadora de 2016 a 2020, e ficou na suplência ao tentar reeleição. 

No PSDB, Jesualdo Duarte se candidatou ao cargo em 2016 e 2020, e agora assegura o exercício do mandato por até 180 dias como suplente. 

Legenda: Até a tarde desta sexta-feira (19), o Capitão Vieira (PTB) foi o único entre os afastados que se manifestou sobre o assunto. - Foto: Reprodução/Instagram

DEFESA

Até a tarde desta sexta-feira (19), Capitão Vieira (PTB) foi o único entre os afastados que se manifestou sobre o assunto. Ao Diário do Nordeste, ele se defendeu das acusações e negou fazer parte da exploração do jogo do bicho na região. 

"Não foi apreendido dinheiro, arma ou joia, não foi apreendido nada na minha casa. Não tem nenhum equipamento relacionado a jogo na minha casa. Estou tomando conhecimento do processo, nós não tínhamos tido acesso", disse o parlamentar. A decisão judicial que elenca possíveis crimes praticados corre em segredo de Justiça.

O parlamentar disse ainda que irá entrar com processo para recorrer da decisão e reaver o cargo na Câmara. 

Segundo as autoridades policiais, foram cumpridos 97 mandados judiciais contra 52 investigados de envolvimento em suposta organização criminosa. A ação contou com 203 policiais espalhados nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Fortaleza.

Segundo a polícia, as investigações apontaram que os 52 investigados movimentaram mais de R$ 400 milhões no período de 2014 a 2020. 

Entre os crimes investigados estão fraudes à licitação e outros crimes contra a administração pública no município de Juazeiro do Norte, entre 2014 a 2020. 

OPERAÇÃO PÚBLIO VATÍNIO:

  • 43 mandados de busca e apreensão;
  • Cinco de medidas cautelares diversas da prisão (monitoramento eletrônico);
  • Seis de afastamento das funções públicas (vereadores e servidores públicos);
  • 43 mandados de sequestro criminal para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento. 

Escrito por Felipe Azevedo/Diário do Nordeste

 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.