News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Academias, cinemas, teatros e outros estabelecimentos podem ter capacidade total se exigirem passaporte da vacina, diz Camilo

Academias, cinemas, teatros e outros estabelecimentos podem ter capacidade total se exigirem passaporte da vacina, diz Camilo

Academias poderão aumentar de 60% para 100% a capacidade em seu interior.  — Foto: Reprodução/TV Globo

Novas determinações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado neste sábado (27).

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (26) que os estabelecimentos que ainda possuem restrição de capacidade de público poderão ampliar para a sua totalidade desde que seja exigido o passaporte da vacinação contra a Covid-19. Ele citou como exemplos as academias de ginástica, os cinemas e os teatros, mas as especificações devem constar em decreto que deve ser publicado neste sábado (27).

Até esta sexta-feira (26), a capacidade permitida em academias é de 60% do público. Já em cinemas, teatros, museus, circos e bibliotecas, estava permitida a entrada de até 80% da capacidade. O governador não deu detalhes sobre mudanças nas capacidades em estádios de futebol profissional, por exemplo.

"Para aqueles estabelecimentos que ainda mantêm restrições de capacidade, por exemplo, academias, cinemas, teatros, poderão ampliar essa capacidade para sua totalidade, desde que passem a exigir o passaporte de vacinação", disse.

Sem grandes festas de réveillon

Camilo também afirmou que grandes eventos de réveillon estão proibidos em todo o Ceará em 2021. Só serão permitidos eventos cumprindo as medidas previstas para o período, que se inicia em 16 de dezembro. A previsão é que eventos possam receber até 2,5 mil pessoas em ambientes fechados e 5 mil pessoas em locais abertos.

Aterro da Praia de Iracema sem festas, entre 2020 e 2021. — Foto: Natinho Rodrigues

Conforme Camilo, a decisão tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do coronavírus ocorreu "por absoluta prudência, responsabilidade e respeito de forma prioritária à vida dos irmãos e irmãs cearenses". Ele citou o aumento dos casos da Covid-19 na Europa e o surgimento de uma nova variante sulafricana que preocupa cientistas do mundo todo.

"Todos os grandes eventos de réveillon estão proibidos em todo o estado do Ceará. Só serão permitidos os eventos cumprindo as regras permitidas nos atuais decretos, que permitirá, a partir do dia 16 de dezembro, 2,5 mil pessoas em ambientes fechados e 5 mil em ambientes abertos, com controle de acesso e a exigência do passaporte sanitário", disse o governador.

Decreto atualmente em vigor no Ceará obriga o uso de máscaras, proíbe eventos com aglomeração e exige o "passaporte da vacina" para entrar em estabelecimentos como restaurantes, bares e também em eventos. O governador afirmou que a necessidade de apresentação do passaporte vacinal fez com que várias pessoas buscassem a vacinação.

"Desde a exigência do passaporte, houve um aumento da procura das pessoas por vacinação", ressaltou o governador.

Carnaval será avaliado

Largo da Mocinha, em Fortaleza, teve barreiras de restrição para evitar aglomeração nas festas de 2021. — Foto: Kilvia Muniz/SVM

Apesar de ainda não haver uma decisão sobre o carnaval, o governador afirmou também que a tendência é que as festas sigam as mesmas normas definidas para o réveillon.

"Sobre o Carnaval, deveremos seguir no mesmo rumo, mas isso será discutido posteriormente pelo comitê aqui no estado do Ceará. Minha posição pessoal já coloquei aqui nesta semana, mas deveremos sempre, de forma dialogada, discutir todas as decisões, a gente sempre tem discutido também com setores do estado do Ceará", disse o governador.

Ritmo da vacinação

No Ceará, 74,2% da população recebeu duas doses da vacina ou a dose única e são consideradas imunizadas contra a Covid-19, conforme o Governo do Estado; 87,46% dos cearenses receberam ao menos a primeira dose.

Conforme o Ministério da Saúde, a população deve ser vacinada ainda com a dose de reforço, cinco meses após receber as duas doses do imunizante.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.