News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Centro de reabilitação do Crato mantinha internos 'agitados' em quarto com grades

Centro de reabilitação do Crato mantinha internos 'agitados' em quarto com grades

Quarto instalado nos fundos do sítio era usado para colocar internos com comportamento considerado 'agitado' — Foto: Arquivo pessoal

Local fica em um sítio no município do Crato, no sul do Ceará.

Uma vistoria em um centro de reabilitação para dependentes químicos feita na manhã desta quinta-feira (30) na cidade de Crato, no sul do Ceará revelou 25 homens vivendo em ambiente insalubre. Foi constatada ainda a existência de uma espécie de cela chamada de "quarto do pensamento" onde eram colocados trancados os internos considerados mais "agitados".

O procurador do município do Crato, Renan Xenofonte, afirmou que o local não tem alvará da Vigilância Sanitária e deverá ser interditado.

"Infelizmente foi essa a estrutura que encontramos aqui, ou melhor, a ausência de estrutura. É uma situação precária. Já fizemos uma reunião de emergência para recolher documentos que atestam que não existe alvará para funcionamento do local. O primeiro ato é pedir a interdição do centro", disse.

Centro de reabilitação apresenta condições precárias para abrigar os internos na cidade de Crato — Foto: Arquivo pessoal

Medicamentos vencidos

Além da falta de estrutura adequada para abrigar os internos, como camas danificadas e colchões sem cobertura, no centro de reabilitação foram encontrados medicamentos com prazo de validade vencidos e ausência de profissionais de saúde habilitados para administrá-los.

"A Vigilância Sanitária fez uma inspeção no local e identificou esses medicamentos vencidos. Prontamente recolhemos toda a documentação e fomos à Polícia Civil registrar o caso e mostrar as condições precárias que estas pessoas estão vivendo", acrescentou Renan Xenofonte.

'Quarto do pensamento'

Vistoria constatou condições precárias dos alojamentos onde vivem os internos. — Foto: Arquivo pessoal

Isolado nos fundos do sítio onde funciona o centro de reabilitação foi encontrado um quarto pequeno, sem ventilação e grades semelhantes à cela de uma cadeia. Segundo um dos internos, quando um deles apresenta comportamento considerado agitado, são levados para o quarto onde ficam trancados e "refletir" sobre os erros cometidos.

Um dos internos que já vive no local há cerca de cinco anos afirmou que chegou a passar três dias trancado no quarto. O homem de 50 anos que sofre de epilepsia disse ainda que está com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada e denuncia que teve o seu auxílio emergencial tomado, mas não disse por quem.

Destino do centro

O procurador Renan Xenofonte afirmou que além da interdição do espaço, e ao fim da vistoria, os familiares dos internos vão ser procurados para levarem os parentes para casa.

"Vamos localizar e conclamar as famílias para que venham resgatar essas pessoas e aquelas cujas famílias não forem encontradas nós vamos dar todo suporte através da Secretaria de Desenvolvimento Social", finalizou.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.