News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ciopaer realiza transporte aeromédico de bebê do Crato para Fortaleza

Ciopaer realiza transporte aeromédico de bebê do Crato para Fortaleza

Foto: Reprodução
Um bebê de apenas um mês e 16 dias, com cardiopatia congênita, foi transportada, nessa sexta-feira (22), por profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O trajeto entre um hospital localizado no Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), até Fortaleza, no Hospital do Coração de Messejana, durou cerca de duas horas de voo. O acionamento da aeronave se deu a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com sede no Cariri.
De acordo com os médicos que atenderam a ocorrência, o quadro da bebê evoluiu para uma descompensação cardíaca, sendo necessária a internação imediata. Após o acionamento, a aeronave Fênix 07 deixou a base em Juazeiro do Norte e foi até o ponto indicado, no Crato. De lá, a paciente foi levada de ambulância ao helicóptero, que seguiu voo até Fortaleza.

Durante todo o trajeto, que durou cerca de duas horas, a menina recebeu medicação e todo o suporte necessário. Já na Capital, uma ambulância do Samu a aguardava. Ela foi encaminhada para o Hospital do Coração, onde se encontra estável.
Se o mesmo trajeto fosse feito utilizando as rodovias que ligam as duas cidades, um veículo particular percorreria cerca de 500 quilômetros e gastaria mais de sete horas para chegar ao destino final. Sem falar do trânsito em algumas partes do caminho, o que prejudicaria o tempo final percorrido.

Transportes aeromédicos
As Fênix 06 e 07 são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. Somente neste ano, 46 transportes aeromédicos já foram realizados pela Ciopaer.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.