News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Turma de Confeiteiro do Senac cria doces que valorizam a cultura alimentar e os sabores do Nordeste

Turma de Confeiteiro do Senac cria doces que valorizam a cultura alimentar e os sabores do Nordeste

Fotos: By Purpose Digital

Na última segunda-feira (18), os alunos do curso de Confeiteiro do Senac Aldeota apresentaram o projeto integrador, que corresponde ao trabalho de conclusão da turma 2023.2. Com o tema Manjar do Sertão, os 11 confeiteiros produziram doces representando cinco estados do Nordeste: Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

As técnicas e habilidades desenvolvidas durante o curso se materializaram em um menu criativo e saboroso composto por Cajá Rendado –  frangipane de castanha de caju, curd de cajá, namelaka de coco caramelizado e chocolate; Choux a la Baiana – recheado com mousseline e caramelo de pimenta; Rolinho Pernambucano – bolo de rolo de goiabada; Xamego Gostoso – tartele de bacuri com geleia de siriguela; Xique pra Dedéu – entremet de castanha de caju com especiarias.

“O confeiteiro é um artista e os doces são verdadeiras obras dignas de admiração, valorização e respeito. Essa é uma arte que vem do coração e vai até as habilidosas mãos de quem a exerce, o resultado não poderia ser diferente”, afirmou o aluno Filipe Martins, na apresentação.

Ele complementou: “Como bons nordestinos que somos, sabemos que “Rapadura é doce, mas não é mole” e é por isso que estamos aqui representando a cultura de um povo que é forte, que resiste e se mantém de pé, igual a um cacto no meio da seca… essa é a nossa gente, a nossa cultura e que contamos em forma de verdadeiras obras doces, preparadas por nós, que amamos a grandeza que é o Nordeste”.

A instrutora de Gastronomia do Senac, Marília Bayma, “durante o curso, os alunos aprendem não só as técnicas e exploram as múltiplas possibilidades dos insumos, mas também são estimulados a desenvolver a criatividade e a trabalhar de forma colaborativa, pois essas são características do profissional que o mercado busca”.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.