News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Prova de Vida GOV.BR está disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários do Senado

Prova de Vida GOV.BR está disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários do Senado

Prova de Vida GOV.BR está disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários do Senado - Foto: Tarcisio Schnaider / Shutterstock.com

Ao todo, a iniciativa deve atingir mais de cinco mil pessoas, que não vão mais precisar se deslocar até o órgão para realizar o procedimento anual.

Os aposentados e pensionistas do Senado Federal podem utilizar a Prova de Vida do GOV.BR. Esse serviço do Governo Federal comprova que a pessoa ainda está viva e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Ao todo, a medida deve atingir cerca de 5.500 pessoas vinculadas ao Senado. A Prova de Vida Digital GOV.BR é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, compartilhamos, sem custo algum, a solução do Governo Federal com órgãos de outros poderes e com entes da federação”, afirma o secretário de governo digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “O processo é muito simples e a Prova de Vida é realizada no aplicativo GOV.BR, por meio do reconhecimento facial ”, explica.

Antes dessa iniciativa do Governo Federal, os aposentados tinham de ir até o órgão pagador para ser atendido ou realizar a prova de vida nos terminais de autoatendimento de seu banco. “Agora, tudo é mais simples e direto pelo celular, evitando a perda de tempo e de recursos com deslocamentos que hoje são desnecessários”, complementa Mascarenhas.

“A parceria com o Ministério da Gestão para utilização da ferramenta de prova de vida do GOV.BR é um passo importante para a modernização dos nossos serviços e melhor atendimento dos aposentados e pensionistas do Senado. Além da maior comodidade e segurança para um público que às vezes tem dificuldade de deslocamento, o uso do GOV.BR para a prova de vida pode abrir as portas do governo digital para esses 5.500 aposentados e pensionistas” , disse o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) do Senado Federal, Gustavo Ponce.

Segue abaixo um passo a passo para orientar os usuários da Prova de Vida GOV.BR:

  • - Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  • -Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  • - Após logar no aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
  • - Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
  • - Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
  • - Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  • - Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
  • - Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado"; e
  • - Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Além de ser utilizada por todos os servidores públicos federais civis, a Prova de Vida GOV.BR já é utilizada por aposentados, pensionistas ou beneficiários de órgãos como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) , Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) , Ministério Público Federal/Procuradoria-Geral da República (MPF/PGR) , Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) . Ao todo, a solução do Governo Federal já foi utilizada em mais de três milhões de provas de vida digitais.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.