News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Até 12 de abril, Mandacaru.dev oferece 15 vagas para discentes na área de TI da UFCA

Até 12 de abril, Mandacaru.dev oferece 15 vagas para discentes na área de TI da UFCA

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

O programa Mandacaru.dev – uma capacitação em módulos para que, entre outros objetivos, estudantes no Ceará da área de Tecnologia da Informação aprofundem seus conhecimentos em tecnologias inovadoras – vai abrir inscrições para mais um módulo da iniciativa, com 60 vagas disponíveis. Delas, 15 serão destinadas a discentes da área de TI da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O módulo é oferecido gratuitamente.

As inscrições para o módulo “Juazeiro” começam às 6h do próximo dia primeiro de abril e vão até o meio-dia de 12 de abril de 2024, por meio do site do Mandacaru.dev. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. São pré-requisitos para participação estar matriculado/a em cursos de graduação ou de pós-graduação no estado do Ceará, no semestre 2024.1 (ano civil), e já ter sido aprovado/a na disciplina de Engenharia de Software (ou equivalente).

Realizado pela Bolsa de Valores do Brasil (B3), pelas empresas de tecnologia BLK, PDtec e Neoway (coligadas da B3) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC – ver realizadores), o Mandaracu.dev busca – ao oferecer a oportunidade de capacitação para discentes de cursos de TI de instituições de ensino cearenses – não apenas contribuir para o desenvolvimento tecnológico do estado, como também abrir portas para o mercado de trabalho e dar visibilidade a talentos estaduais no cenário de TI (cearense e nacional).

Módulos

Desde o ano passado, já foram ministrados os módulos “Jandaia” (Qualidade de Software – ministrado de janeiro a março de 2024) e “Ibiapaba” (Ciência de Dados – ministrado de outubro a dezembro de 2023). A turma que concluiu o módulo Jandaia neste mês contou com a presença de discentes da UFCA, dos cursos de Ciência da Computação, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Matemática Computacional.

No último encontro do módulo, foram apresentadas – a uma banca de convidados/as da B3 – soluções em TI desenvolvidas pelos discentes do programa.

O módulo Juazeiro, por sua vez, vai tratar de Gestão Ágil, Inovação e Empreendedorismo e será ministrado entre abril e junho de 2024 (aos sábados, entre 9h e 11h30). As aulas serão remotas, realizadas por meio das plataformas Microsoft Teams e Discord. Além das aulas, o programa mandacaru.dev oportuniza aos participantes acesso aos mentores das empresas realizadoras da iniciativa.

Ao fim de cada módulo, será disponibilizado e emitido pela UFC um certificado de participação no projeto ao/à estudante participante.

“DemoDay” do módulo Jandaia do programa Mandacaru.dev. O DemoDay é uma cerimônia de encerramento em que os participantes do projeto apresentam as soluções que desenvolveram ao longo do módulo, para uma banca de convidados. Imagem: Reprodução – Mandacaru.dev

Experiência de discentes da UFCA no Mandacaru.dev

José Kayo Bezerra da Silva, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFCA, afirma que a participação no mandacaru.dev foi muito importante para a sua carreira como desenvolvedor: “Lá, tive a oportunidade de não só aprimorar minhas habilidades técnicas (hard skills), mas principalmente de lapidar minhas habilidades interpessoais (soft skills). Finalizei o módulo Jandaia e fiquei com a sensação de que valeu muito a pena toda dedicação e esforço, pois ganhei bastante maturidade e experiência de mercado”, disse. 

Já o graduando em Ciência da Computação na UFCA José Victor Gonçalves valoriza a experiência no mandacaru.dev pela abertura de horizontes profissionais que percebeu durante as aulas do projeto: “foi uma ótima experiência, pois me ajudou a conhecer e me desenvolver em áreas do desenvolvimento de software que não conhecia e que são essenciais para um bom profissional”, compartilha.

Também graduando em Ciência da Computação na UFCA, João Isaac Alves diz que hoje se sente mais confiante em relação à carreira profissional: “Tive a oportunidade de conhecer profissionais da área, estudar os principais assuntos de qualidade de software e ver como essas metodologias são aplicadas no mercado. Tudo isso certamente contribuiu para o meu crescimento profissional e agora me sinto mais preparado para dar continuidade aos estudos e trazer valor para os próximos projetos”, afirmou.

Realizadores

O mandacaru.dev resulta de uma parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, para a execução de atividades de formação de recursos humanos com foco em capacitação em tecnologias inovadoras.

Além da UFC e da B3, também são parceiras realizadoras da iniciativa a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef) e, de forma mais específica, as empresas BLK, PDtec e Neoway – as três vinculadas à B3. Apesar da vinculação, todas têm autonomia de gestão e funcionam de forma independente.

BLK: Especializada em electronic & algorithmic trading, com ênfase na criação e desenvolvimento de softwares e algoritmos. Foi adquirida pela B3 entre 2019 e 2020.

PDtec: Líder em soluções digitais com valor jurídico, atendendo todo o ciclo de crédito e cobrança para veículos, imóveis e outras inadimplências, por meio de notificações e intimações eletrônicas, protesto eletrônico, consolidação de propriedade e kits de ajuizamento. Foi adquirida pela B3 em 2019.

Neoway: maior empresa da América Latina de Data Analytics e Inteligência Artificial. As tecnologias da empresa atendem mais de 20 setores de negócios como financeiro, automotivo, bens de consumo, cobrança e recuperação, saúde, óleo e gás, entre outros. Foi adquirida pela B3 em 2021.

Serviço

  • Projeto mandacaru.dev 
  • Inscrições: de 1º a 12 de abril de 2024 
  • Início das aulas: 21 de janeiro de 2024 – às 9h

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.