News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Vapt Vupts, Caminhão e Casas do Cidadão já estão emitindo novo RG

Vapt Vupts, Caminhão e Casas do Cidadão já estão emitindo novo RG

Foto: Reprodução/Ascom

Entre as mudanças no novo documento estão o uso do CPF como número único de identificação, integração de dados e inclusão QR Code para acesso ao documento digital.

Luziete Silva saiu cedo de casa, nesta terça-feira (15), para solicitar sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento já está sendo emitido em todos os equipamentos de Cidadania da Secretaria da Proteção Social (SPS). Agora, todos os documentos de identificação realizados pelas unidades do Vapt Vupt, Casas do Cidadão e Caminhão do Cidadão serão oferecidos com o novo modelo, de forma gratuita.

“Eu soube que estavam tendo essa ação do Caminhão do Cidadão aqui no RioMar Kennedy, pertinho de casa, e já aproveitei para atualizar os documentos da família inteira”, conta ela, acompanhada dos filhos Douglas (15) e Larissa (6). “Descobri hoje que vai ter a opção do aplicativo. O documento você já leva e tem aquele medo de perder, com o aplicativo facilita, porque a gente sempre está com o celular”, completa.

Foto: Reprodução/Ascom

O documento agora tem padrão nacional, e utiliza o CPF como número único para todas as unidades da federação. Além disso, ele conta com QR Code, que possibilita o acesso ao documento digital pelo aplicativo gov.br, além de checagem fácil e confiável pela segurança pública e por unidades de atendimento.

Supervisor das unidades de atendimento ao cidadão, Isaac Lima explica que o principal objetivo do Governo do Estado, com o novo documento, é a unificação de dados de maneira nacional. “Anteriormente cada estado tinha o seu sistema de identidade. Agora, vai ser tudo unificado pelo CPF, então o Governo Federal vai ter esse controle dos dados de todos os estados vinculado a um único documento”, destaca.

Emissão

Para emitir a documentação é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento original; comprovante de endereço; e número do CPF. No momento, a emissão no Estado está sendo realizada no modelo de cédula, e é totalmente gratuita.

Magna Andrade (35) é mãe do João Pietro (6) e estava no shopping quando descobriu a possibilidade de emitir o documento ali mesmo. “Esse é o primeiro RG dele, e já o novo modelo”, relata. “Eu já tinha visto esse novo modelo do RG no jornal. Daqui um tempo todo mundo vai precisar usar esse novo documento, aí como já estava com os documentos pra ele, aproveitei e tirei logo”, finaliza.

Foto: Reprodução/Ascom

A ação no shopping Riomar Kennedy segue até quinta-feira (18), de 9h às 16h, no Espaço de Eventos do piso L3, próximo à praça de alimentação. As fichas são entregues por ordem de chegada. Em média, 60 senhas de atendimento são distribuídas diariamente.

Caminhão do Cidadão

A agenda do Caminhão, nesta semana, segue também pela Capital e pela Região Metropolitana de Fortaleza. Na quarta-feira (17), a ação será realizada na escola Aba Tabeba (rua Kuarez Andrade, 135), em Jandaiguaba, Caucaia, das 13h às 20h.

O bairro Vila Velha recebe a unidade móvel na quinta-feira (18), na rua K, número 46, das 9h às 16h. Na sexta-feira (19), o Caminhão marca presença no projeto Acolher. A ação acontece no Conjunto Habitacional Tatumundé (Praça Da Quadra B, rua 07, número 61), no bairro Siqueira, das 9h às 16h. A agenda será encerrada no sábado, com atendimentos no Conjunto Ceará (avenida G, número 51), das 9h às 16h.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.