News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

PIS/Pasep 2024: confira calendário aprovado e valores a receber

PIS/Pasep 2024: confira calendário aprovado e valores a receber

Foto: Reprodução/Arquivo

Aproximadamente 24,5 milhões de beneficiários receberão até um salário mínimo, estimado em R$ 1.412.

O calendário do abono salarial do PIS/Pasep 2024 referente ao ano-base 2022 já foi definido  e tem previsão para iniciar os pagamentos em fevereiro. A resolução, aprovada pelo Codefat (Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador), prevê que aproximadamente 24,5 milhões de beneficiários receberão até um salário mínimo.

O valor do abono será proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2022. O benefício máximo (correspondente a 12 meses de trabalho) será igual ao salário mínimo deste ano. Para 2024, o governo decretou o valor de R$ 1.412.

Uma das principais novidades para 2024 é a unificação dos calendários de pagamentos para os beneficiários do abono do PIS e do Pasep, substituindo a antiga sistemática de acordo com o dígito final do número de inscrição.

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE! 

O abono salarial do PIS/Pasep destina-se a trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que receberam salário mensal médio de até dois salários mínimos durante o ano-base. Portanto, empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não têm direito a esse benefício.

Quem possui direito ao abono salarial do PIS e do Pasep?

  • Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos.
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep.
  • Ter recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no ano-base (2022).
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (2022).
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial do ano-base (2022).

O pagamento será realizado conforme o mês de nascimento do trabalhador, conforme a tabela abaixo:

Foto: Divulgação/Caixa

A Caixa Econômica Federal realizará o depósito na conta corrente ou poupança dos beneficiários que são clientes do banco. Para quem não é cliente, o depósito será na conta poupança digital. Em caso de impossibilidade de crédito em conta, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências.

Para mais detalhes sobre o pagamento do PIS e Pasep, o trabalhador pode consultar a carteira de trabalho digital ou o portal gov.br a partir de 5 de fevereiro de 2024. Já os servidores públicos que recebem o Pasep devem verificar depósitos em conta ou obter informações no Banco do Brasil.

 Portal GCMAIS



Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.