News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Deputados aprovam lei no Ceará que cria nova carteira de identidade em formato de cartão.

Deputados aprovam lei no Ceará que cria nova carteira de identidade em formato de cartão.

Legenda: Novo documento de identidade deve seguir padrão nacional em todos os estados - Foto: Divulgação/TSE

Medida busca adequar documento emitido no Ceará ao modelo nacional, que deve ser seguido por todos os estados.

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (19), projeto de lei que permite a emissão do novo modelo de carteira nacional de identidade (CNI) em cartão no Estado. O documento em cédula continuará sendo emitido, mas também será ofertado no formato cartão, com chip, como ocorre em outros estados do País. 

A medida busca adequar a impressão do documento de identificação no Ceará ao novo modelo implementado pelo Governo Federal, que unifica o registro geral (RG) por meio do CPF. Além disso, a nova CNI contará apenas com um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social.

De acordo com o projeto aprovado na Alece, a carteira de identidade em cédula continuará sendo emitida sem qualquer custo em sua primeira versão (1ª via). Já para os que desejam ter o documento no formato de cartão, o valor da emissão será de 12,4 Ufirces (Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará), cerca de R$ 68. 

A emissão do novo RG será gratuito para pessoas trans que forem emitir o documento pela primeira vez com o nome social, no formato de cédula. A medida foi garantida por meio de emenda apresentada pelo deputado Renato Roseno (Psol), tendo em vista que, após a retificação da certidão de nascimento, a pessoa trans paga para emitir novos documentos com o nome social — mesmo sendo o primeiro com a retificação.

TROCA DE DOCUMENTO

A nova carteira nacional de identidade terá apenas o CPF como número único de identificação e deve começar a ser emitida no Ceará a partir de janeiro — prazo máximo determinado pelo Governo Federal. Além disso, os documentos de identidade atuais, na versão antiga, devem ser substituídos até 2032 pela CNI.

⁠Os cidadãos que desejarem substituir o RG atual pela nova CNI não pagarão taxa, caso optem pelo documento em cédula. Se preferirem o formato em cartão, eles precisarão pagar a taxa de R$ 68.

*Reportagem de Alessandra Castro/Agência Diário do Nordeste/SVM

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.