News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Renegociação de dívida do Fies pode beneficiar mais de 67 mil cearenses inadimplentes

Renegociação de dívida do Fies pode beneficiar mais de 67 mil cearenses inadimplentes

Renegociação de dívida do Fies pode beneficiar mais de 67 mil cearenses inadimplentes — Foto: Analice Diniz/G1

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que estudantes poderão começar a renegociar o saldo já nesta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

Os 67.969 cearenses inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão começar a renegociar o saldo já nesta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

Outra atualização, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, é que não só estudantes com dívidas poderão aderir à medida. Quem está adimplente e quer condições melhores de pagamento deve ser beneficiado. No Ceará, há 156,2 mil contratos de financiamento do Fies.

"Quem está em dívida com o Fies poderá negociar sob condições facilitadas. Os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida e a 100% dos juros e multas por atraso'" disse o ministro em suas redes sociais.

Dados por estado de contratos inadimplentes do Fies — Foto: MEC

O sistema para adesão ao refinanciamento estará disponível no período de 20 de novembro de 2023 a 31 de maio de 2024.

Ao todo, o governo estima que 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar as dívidas – incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único.

A dívida a ser renegociada é estimada em R$ 54 bilhões.

  • 📊 Contexto: O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Prouni, outro programa do governo, o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Camilo anunciou o início da renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

*Conteúdo do g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.