News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Parceria entre SPS e fábrica de calçados emprega mais jovens do Primeiro Passo, em Brejo Santo

Parceria entre SPS e fábrica de calçados emprega mais jovens do Primeiro Passo, em Brejo Santo

Nívia Uchôa - Fotos

O programa Primeiro Passo segue abrindo portas do mercado de trabalho para a juventude em vários municípios cearenses. Em Brejo Santo, neste mês, mais 15 jovens aprendizes serão efetivados na fábrica de tênis Dilly Sports. Até dezembro próximo, outros 40 jovens atuarão como aprendizes no setor de produção da empresa. As vagas foram anunciadas, nesta sexta-feira (10), durante visita da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, às instalações da fábrica.

A titular da SPS visitou as instalações da Dilly Sports e conversou com os jovens que atuam na fábrica. A empresa é parceira do Governo do Ceará desde 2015. Nos últimos oito anos, capacitou 987 jovens e efetivou 80% deles. A empresa emprega, atualmente, cerca de 4.000 pessoas, incluindo 70 jovens aprendizes.

Nívia Uchôa - Fotos

Isabela Pereira da Silva estagia na empresa há quatro meses e fala da sua experiência como jovem aprendiz do Primeiro Passo. “Tem sido muito gratificante porque aqui aprendemos como funciona o mercado de trabalho. Temos todos os nossos direitos e obrigações reconhecidos, além de oportunidades para fazer novos cursos. É um agregado de oportunidades e possibilidades muito grande”, destacou.

A secretária Onélia Santana ressalta o impacto que a qualificação gera na vida desses jovens. “Entrar no Primeiro Passo, se qualificar e ter a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego no mercado formal é algo que vai dar outra perspectiva à vida daquele jovem. E nesse sentido, a parceria entre Governo do Ceará e iniciativa privada é fundamental”, pontua a titular da SPS.

A atual auxiliar de Recursos Humanos (RH), Aline Cavalcante, ingressou na Dilly Sports em 2019, também como jovem aprendiz. Trabalhou como costureira e, há cinco anos, está no RH da empresa. “O Primeiro Passo foi muito importante nesse processo. Deu, inclusive, a oportunidade de fazer uma faculdade na área de RH, onde pretendo seguir carreira”, projeta.

Nívia Uchôa - Fotos

Aprendiz da primeira turma do programa, em Brejo Santo, o atual gerente do Departamento de Pessoal da Dilly Sports, Emerson Lima da Silva, enfatiza a importância do Primeiro Passo para a empregabilidade da juventude no Estado. “Sem o Primeiro Passo e suas linhas de ação, é muito difícil um jovem ingressar no mercado de trabalho. A maioria sai do Ensino Médio sem experiência alguma e as empresas, dificilmente, aceitam jovens sem qualificação profissional. É um programa essencial para o futuro da nossa juventude”, atesta.

Nívia Uchôa - Fotos

Atualmente, 2.500 jovens participam de cursos e oficinas do Primeiro Passo em vários segmentos, em 45 municípios cearenses. Neste ano, cerca de 1.200 já participaram e concluíram capacitações profissionais em diversas tipologias, como informática, assistente de produção e de vendas, e auxiliar administrativo.

O programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que atua em todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa é gerenciada pela SPS, por meio da Coordenadoria da Inclusão Social e atende pessoas entre 14 e 29 anos, nas linhas de jovem aprendiz, bolsista e estagiário.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.