News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

WhatsApp começa a liberar login sem autenticação por SMS no Android.

WhatsApp começa a liberar login sem autenticação por SMS no Android.

Saiba por que o WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos — Foto: AP Photo/Patrick Sison

Aplicativo passa a permitir entrada pela chave de acesso (passkeys), que substitui autenticação de dois fatores por SMS pela biometria facial, impressão digital ou senha (PIN) do celular. Ainda não há data de disponibilidade para iPhone.

O WhatsApp anunciou que donos de celulares Android já podem fazer login no aplicativo sem precisar digitar códigos recebidos por SMS. Isso é possível porque a empresa adotou o sistema de chave de acesso (ou "passkeys", em inglês).

O recurso substitui a autenticação de dois fatores por SMS e usa reconhecimento facial, impressão digital ou código de segurança do seu telefone para que você tenha acesso ao seu WhatsApp.

Ao g1, a Meta, dona do WhatsApp, disse que a função está "sendo disponibilizada gradualmente para todos os usuários de Android nas próximas semanas e meses". Ainda não há uma data de disponibilidade para quem usa iPhone (iOS).

Como criar uma chave de acesso no WhatsApp

Segundo a empresa, para configurar uma passkey, o celular precisa estar com o sistema operacional Android 9 ou posterior. Além disso, é precisa ter uma conta Google vinculada, ter a configuração da tela de bloqueio ativada e a versão mais recente do Google Play Store instalada. Veja como configurar:

  • Abra o WhatsApp e toque nos três pontinho no topo do aplicativo;
  • Em seguida, vá em "Configurações", "Chaves de acesso" e, então, "Criar uma chave de acesso";
  • Toque em "Continuar" e ative a sua chave.

O que é chave de acesso (passkey)

A chave de acesso é uma tecnologia que permite fazer logins em sites e aplicativos sem precisar informar o nome de usuário e a senha. Ela usa a impressão digital, biometria facial ou PIN (senha numérica do celular) para liberar sua entrada na conta.

A passkey uma alternativa mais fácil e segura. Isso porque a pessoa não precisa se preocupar em memorizar e gerenciar várias senhas de inúmeras plataformas disponíveis, além de eliminar a autenticação por SMS, que não é segura.

Foto: AP Photo/Patrick Sison

Segundo o Google, "depois que uma chave de acesso é criada, o usuário pode alternar facilmente para um novo dispositivo e usá-lo imediatamente, sem precisar se registrar novamente (ao contrário da autenticação biométrica tradicional, que exige a configuração em cada aparelho)".

De acordo com o gerenciador de senhas 1Password, Google, Adobe, Uber, Nintendo, Nvidia, OnlyFans, PayPal, TikTok e Amazon, entre outras empresas, já estão com as chaves de acesso disponíveis.

*Reportagem de Darlan Helder, g1

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.