News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Eclipse solar com "anel de luz" será visível em Juazeiro e Iguatu, e parcialmente em Fortaleza.

Eclipse solar com "anel de luz" será visível em Juazeiro e Iguatu, e parcialmente em Fortaleza.

Eclipse solar anular é caracterizado por formação de um "anel de fogo" no céu  - Eclipse solar anular, ou "anel de fogo" (Créditos da imagem: Wikimedia Commons).

Os municípios de Juazeiro do Norte e Iguatu são as regiões em que o "anel de luz" estará bem visível. Última vez em que o fenômeno foi observado em Fortaleza foi em 1995

No dia 14 de outubro acontecerá um eclipse anular solar no Brasil. Também conhecido como “anel de luz”, o fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, deixando parcialmente visível a borda solar como uma linha fina brilhante.

O Sol desaparecerá progressivamente do céu a partir de 15h, atingirá seu ápice às 16h45 e terminará às 17h30. O fenômeno será visível como um eclipse anular por uma faixa estreita que passa pelos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Paraíba e Rio Grande do Norte são os estados em que a maior parte dos moradores verá o eclipse de forma anular. Já nas outras unidades federativas o fenômeno será visto majoritariamente como um eclipse solar parcial.

No Ceará, os municípios de Juazeiro do Norte e Iguatu são onde o “anel de luz” estará bem visível. Já em Fortaleza e em outras regiões do Estado, a passagem da Lua entre a Terra e o Sol será vista como um eclipse solar parcial.

O que é um eclipse?

Eclipse é um fenômeno astronômico que acontece sempre que a sombra de um astro se projeta em outro. Então, se vê uma relação em que a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. Assim, o objeto é iluminado de um lado e projeta sombra de outro.

No eclipse solar, o Sol fica parcialmente encoberto pela Lua e no eclipse lunar a sombra da Terra se projeta na Lua.

Qual a diferença entre o eclipse anular do sol e o eclipse total do sol?

O eclipse solar total acontece quando a Lua passa perfeitamente alinhada entre a Terra e o Sol. Nesse processo, o Sol fica completamente encoberto por segundos ou minutos, dependendo da ocasião.

O que vamos presenciar dia 14 de outubro é diferente. O eclipse vai coincidir com o momento de mais afastamento da Lua com a Terra, ficando assim um pouco menor no céu.

Quanto mais perto, maior o objeto parece aos nossos olhos. Então, a Lua estará mais afastada e, mesmo passando completamente alinhada com a Terra e com o Sol, ela não vai conseguir cobri-lo completamente.

Assim, se formará um “anel de luz” ao redor da Lua. É justamente esse o fenômeno conhecido como eclipse solar anular.

Quais os melhores locais para assistir o eclipse no Ceará?

  • Em toda a região entre Juazeiro do Norte e Iguatu, o eclipse será visto com o “anel de luz”.
  • Em Fortaleza e em outras regiões do Ceará, será visto apenas parcialmente.

O ideal é procurar um local em que você tenha uma vista livre para o horizonte oeste: é lá que o sol vai estar na hora em que a anularidade se tornar perceptível, por volta das 15h.

O último eclipse solar anular visível em Fortaleza foi em 1995. Até 2060, não haverá qualquer “anel de luz” visível no Estado, mas em 2045 um eclipse solar total poderá ser contemplado pelos cearenses.

Como assistir o eclipse solar?

Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse; afinal, observar o sol por muito tempo pode causar danos na visão. Confira algumas recomendações:

  • Usar óculos especiais com filtros solares que reduzem a radiação solar, inclusive os raios-UV que causam danos irreparáveis à visão.
  • Utilizar filtros específicos adaptados para observação astronômica em binóculos, telescópios e lunetas.
  • Um jeito mais barato é utilizar vidro de solda número 14, usado em máscara de solda. Você deve olhar apenas por alguns segundos para evitar problemas na visão.

“Para observar o eclipse é muito importante estar com os olhos protegidos, a gente recomenda que, se for possível, usar um método chamado projeção. É um método mais simples que consiste em pegar uma folha de papel ou um papelão e fazer um furo não muito grande no centro”, explica Romário Fernandes, que é professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Em seguida, coloque essa folha de papel ou papelão na frente de uma parede. “Então a luz do sol passará pelo furo e se projetará na parede que tem atrás. Durante o eclipse a bolinha de luz, que você vai projetar na parede, vai ter o formato do eclipse”, completa Fernandes.

Reportagem de Estela Félix/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.