News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Conheça a primeira equipe 100% feminina da Enel Ceará formada nos cursos do SENAI

Conheça a primeira equipe 100% feminina da Enel Ceará formada nos cursos do SENAI

Foto: Reprodução/SENAI

No geral, quando pensamos em eletricistas das companhias de distribuição de energia elétrica, pensamos numa profissão bastante masculina. A Enel Ceará, em parceria com o SENAI, tem quebrado esse tabu e conta com uma equipe 100% formada por eletricistas mulheres, a Equipe Pink. São quatro profissionais certificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará: Ailane Braga, Antoniza Alves, Franciana Gomes e Nayane Menezes.

Elas concluíram o curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, em 2022. Para o Gerente da Unidade SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, programas como o Escola de Mulheres Eletricistas, da Enel, são fundamentais para dar mais oportunidade e espaço às mulheres em setores predominantemente masculinos.

“É de fundamental importância desenvolvermos programas de formação profissional para que tenhamos mais equidade de gênero no mercado de trabalho, mais propriamente voltados para a área técnica. Através disso, com apoio de grandes empresas e outras instituições, conseguimos realizar uma formação de alta qualidade que proporciona a essas mulheres a quebra de paradigmas. Além disso, percebemos, no ambiente de trabalho, melhor ação colaborativa, melhor desenvolvimento das equipes e, especificamente para elas, a atuação neste mercado - o que propicia incremento na renda familiar”, disse.

A Gestora de Sustentabilidade Ceará da Enel, Ana Cilana Braga, explica que a empresa tem assumido, há alguns anos, o desafio da diversidade, com intuito de incentivar mulheres a ocuparem cargos comumente exercidos por homens. “Já conseguimos um número importante de mulheres em cargos de liderança. Nossa Diretora-Presidente [no Ceará] é uma mulher, Márcia Sandra. Temos o desafio de trazermos mulheres para as áreas mais técnicas e operacionais, com engenheiras e eletricistas. Então, procuramos o SENAI, nosso parceiro que abraçou a ideia e esteve conosco, desde a concepção”, afirma.

Tudo isso começou quando a Enel resolveu abrir inscrições para duas turmas de formação em eletricista, exclusivamente para mulheres, totalizando 40 vagas. No início, achava-se que haveria dificuldades em preencher a oferta. Mas, para a surpresa da própria equipe corporativa da empresa, em 24 horas, já haviam 200 mulheres inscritas. Em uma semana de inscrições, este número alcançou a marca de 600 pessoas.

Foto: Reprodução/SENAI

⚡ Energia que vem de dentro

Franciana foi uma das que manifestaram interesse na formação. Como conhecia a qualidade dos cursos do SENAI Ceará, pois já havia frequentado o curso de Assistente de Recursos Humanos, pesquisou sobre a profissão de eletricista de redes de distribuição e resolveu encarar o desafio de se matricular. E a mudança foi grande, já que, antes, ela trabalhava como assistente financeira e tinha medo (com razão) até de trocar uma tomada.

“O que me chamou a atenção foi o fato de ser uma turma para mulheres. Então, vi como uma possibilidade de mostrar nossa competência e força. Para mim, o curso do SENAI foi um divisor de águas, pois nunca imaginei que, sendo a pessoa que tinha medo de trocar uma tomada em casa, iria trabalhar com rede elétrica. Eu não escolhi a profissão [de eletricista]. Ela que me escolheu”, diz ela, apaixonada pelo que faz.

Hoje, integrante da Equipe Pink da Enel, Franciana trabalha atendendo a chamados emergenciais, como em casos de falta de energia nas residências, oscilações, reparo na rede elétrica etc. “Estamos abrindo portas para outras mulheres e as pessoas nos enxergam como somos, com capacidade e força de vontade”, reforça.

"O lugar da mulher é onde ela quer estar e isso não as faz abrir mão do que é ser mulher, seja a maternidade ou a vaidade. Elas [da Equipe Pink] sempre estão muito bonitas, maquiadas, mesmo numa atividade historicamente masculina. Quando as vemos passando, nos impressionamos. As pessoas tietam, tiram fotos - é muito interessante!”, diz Cilana.

💡 Cursos SENAI

Para conhecer todos os cursos oferecidos pelo SENAI Ceará, acesse o site senai-ce.org.br ou entre em contato pelo número (85) 4009-6300.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.