News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Moda cearense é destaque na Mostra Sesc Cariri de Culturas

Moda cearense é destaque na Mostra Sesc Cariri de Culturas

Foto: Divulgação/Mostra Sesc Cariri de Culturas

O Senac Ceará promove, nesta sexta-feira (25), três desfiles dentro da programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a partir das 19h. A Praça La Favorita, na Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, ganha uma passarela para apresentar coleções desenvolvidas por alunos do curso de Modelista do Senac Crato e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), pelo estilista indígena Rodrigo Tremembé e pelo vencedor da primeira edição do concurso Jovens Criadores Senac, Caio Nascimento.

NATURAL DO CARIRI

Com a ideia de representar o Cariri sob um novo olhar, mostrando o poder de uma terra rica e fértil, Isadora Silva, João Pedro, Letícia Zayanne, Nayane Araújo, Shayna Moura e Thiago Ribeiro desenvolveram a coleção Autofagia e venceram a última edição do Concurso dos Novos no DFB Festival. Agora, apresentam suas criações no Cariri.

Reunindo ex-alunos da turma de Modelista do Senac Crato e alunos do curso de Design com ênfase em Moda da UFCA, a equipe teve como orientadora a professora da universidade, Cristina Rejane. “O processo criativo foi, primeiramente, pensado para um uma moda mais sustentável, tendo como maior parte tecidos de fibras naturais, reaproveitamento de jeans, técnicas do patchwork, utilização de pet, tingimento naturais, crochê, criações de texturas e detalhes em pedra Cariri”, revela Nayane.

Na passarela, a coleção Autofagia retrata um mundo que se destrói, a partir da interferência humana, e se reconstrói, a partir do poder das águas da Região, gerando seres encantados e humanoides. No total, são oito looks com proposta urbana e streetwear.

DO POVO TREMEMBÉ DE ITAREMA

Com pré-lançamento na Feira Fama em Fortaleza, em julho, Rodrigo Tremembé leva a coleção Navura completa para o Cariri. O estilista indígena assina a direção criativa, o design de moda e as pinturas da coleção da sua marca Tremembé, que leva o nome de seu povo. A nova coleção faz menção a uma prática ritualística do Povo Tremembé, na qual, ao término da dança do Torém, todos bebem da bebida sagrada mokororó. Navura é um momento de partilha e conexão com a encantaria, a espiritualidade do seu povo.

Nos looks, se sobressaem elementos como linho de birreiro – uma palmeira do Litoral Oeste, que é feito a partir do trabalho do pai do estilista; e bilros do artesão Preá, do povo Jenipapo Kanindé. “A coleção Navura, assim como no ritual, vem como um ato de beber e celebrar. Beber a moda Indígena é entender que nossas vestimentas, mais do que vestir corpos, também vestem nossos espíritos. Por meio da Moda, o design se torna sagrado, ancestral”, afirma Rodrigo.

DO SERTÃO DO QUIXERAMOBIM

O vencedor da primeira edição do concurso Jovens Criadores Senac, Caio Nascimento, apresenta a coleção intitulada “As Ruas do Brasil”. São 11 looks em estilo streetwear, em que se destacam a valorização da produção artesanal do Sertão Central do Ceará, “com uma pegada jovem e contemporânea”. Cores vibrantes e a técnica de alfaiataria também se destacam nas criações do estilista de Quixeramobim.

Ao vencer o concurso Jovens Criadores, realizado pelo Senac Ceará em 2022, Caio Nascimento recebeu um prêmio de R$ 15 mil, mentorias de moda e apoio dos laboratórios do Senac Aldeota para desenvolver essa coleção – para a qual ele recebeu R$ 5 mil destinados ao desenvolvimento das peças que também vão ser registradas em ensaio fotográfico e comercializadas em um ponto de venda em Fortaleza. As mentorias ocorreram com os consultores externos David Lee, Eduardo Motta e representantes da Instituição, englobando não só o desenvolvimento da coleção, mas o rebranding da sua marca, que passa a se chamar Caïo.

Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 24 a 27 de agosto de 2023

Programação Senac

Dias: 25 e 26 de agosto de 2023

Local: Praça José Ilânio Couto Gondim (Praça La Favorita) – Av. Leão Sampaio, 1046 – Bairro Lagoa Seca – Juazeiro do Norte

Horário: De 16h às 22h

Grátis

Dia 25 de agosto (sexta-feira)

  • 19h – Coleção Autofagia – Alunos Senac Crato e UFCA
  • 19h40 – Coleção Navura – Rodrigo Tremembé
  • 20h20 – As Ruas do Brasil – Caio Nascimento

*Programação sujeita a alteração

Assessoria de Comunicação

Aniele Gurgel – (85) 98724.1825

Georgea Veras – (85) 99949.5499

Helena Félix – (85) 99993. 4920

Pery Negreiros – (85)98144.5513

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.