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Enel CE fica em 23º lugar entre 29 empresas quanto ao fornecimento de energia no País

Enel CE fica em 23º lugar entre 29 empresas quanto ao fornecimento de energia no País

 DESEMPENHO Global por Continuidade da Enel Ceará foi de 0,83 em 2022 (Foto: FCO FONTENELE)

Distribuidora cumpre metas estabelecidas pela Aneel quanto ao número de horas e de vezes em que serviço é interrompido, mas tem desempenho inferior a outras 22.

A Enel Ceará ficou na 23ª colocação, entre 29 grandes distribuidoras do Brasil, em ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que avalia o cumprimento de metas de interrupção no serviço de fornecimento de eletricidade no ano de 2022.

A liderança é da CPFL Santa Cruz, que atende a 45 municípios distribuídos entre estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e tem índice de Desempenho Global por Continuidade (DGC) de 0,52.

Já a Enel Ceará aparece empatada com a Enel Rio e com a Cemig, com índice DGC de 0,83, dentro da meta, mas abaixo de outras 22. As empresas ranqueadas possuem um número mínimo de 400 mil unidades consumidoras em sua base de atendimento.

Conforme explica o engenheiro eletricista e diretor técnico da Lap Engenharia, Marcus Peixoto, quanto mais perto de zero for esse índice, menos horas e por menos vezes o consumidor ficou sem fornecimento de energia no ano.

“Embora haja diferença entre elas, as distribuidoras que tiveram DGC abaixo de 1 ficaram dentro do estabelecido pela Aneel, o que foi o caso da Enel Ceará”, explica. Três distribuidoras não conseguiram cumprir suas respectivas metas: a Equatorial Goiás, a Equatorial Maranhão e a CEEE.

“O DGC leva em consideração dois parâmetros: o DEC, que mede a duração do tempo em que o consumidor ficou sem energia, e o FEC, que mede quantas vezes isso aconteceu. Ambos são comparados com a meta estabelecida pela Aneel para determinada distribuidora e depois são somados e divididos por dois para obter o índice de DGC”, prossegue Peixoto.

“Agora o que faria eu ter um número de zero, que significaria não ter nenhuma interrupção no fornecimento de energia ao longo do ano? Investiria mais em manutenção, modernização e automação, teria mais equipes de rua para atender o consumidor, e visaria deixar o sistema 100% online e analisado”, conclui o especialista.

Segundo a Aneel, no ano passado, “o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,88% do tempo, na média do Brasil”. A agência também informou que “a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou em 2022 o melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000”.

“Os consumidores ficaram 10,93 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 7,2% em relação a 2021, quando registrou-se 11,78 horas em média”, acrescenta a Aneel. Já sobre a frequência (número de vezes) de interrupções, a FEC, a agência aponta uma redução de 10,4% no período.

Por sua vez, o valor das compensações de continuidade pagas aos consumidores registrou aumento de 8,75%, passando de R$ 720 milhões, em 2021, para R$ 783 milhões em 2022, embora tenha havido redução expressiva no número de consumidores que as receberam: de 80 milhões para 20 milhões entre 2021 e 2022.

Essa divergência acontece, conforme a Aneel em virtude de mudança na regulação da agência sobre o tema, “com o objetivo de direcionar maiores valores para os consumidores com piores níveis de continuidade. Assim, o valor de compensação pago individualmente aumentou, em média, cerca de quatro vezes”.

RANKING DAS GRANDES DISTRIBUIDORAS*

1° CPFL Santa Cruz 0,52

2° Cosern 0,58

3° ETO 0,61

4° Equatorial PA 0,62

5° EDP ES 0,63

EMG 0,63

EPB 0,63

8° ESS 0,65

9° EMT 0,67

10° CPFL Paulista 0,71

11° EMS 0,72

12° EDP SP 0,74

ESE 0,74

14° Celpe 0,75

COPFL Piratininga 0,75

16° Coelba 0,76

17° Light 0,77

18° Elektro 0,78

19° Enel SP 0,79

RGE 0,79

21° Celesc 0,81

22° Copel 0,82

23° Enel CE 0,83

Enel RJ 0,83

Cemig 0,83

26° Neoenergia Brasília 0,93

27° Equatorial GO 1,10

28° Equatorial BA 1,26

29° CEEE 1,57

*Por Desempenho Global de Continuidade (DGC) para empresas com mais de 400 mil unidades consumidoras

Outros dados do setor elétrico no Brasil em 2022

99,8% foi o tempo médio em que o serviço ficou disponível

10h56min foi o tempo total médio das interrupções em 2022

5,37 foi o número médio de vezes em que o serviço foi interrompido em 2022

R$ 783 milhões foi o valor que os consumidores receberam em compensação tarifárias pelas interrupções ocorridas

  • Fonte: Aneel

MINIGLOSSÁRIO

DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora - Tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica.

FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora - Número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação.

DGC - Desempenho Global de Continuidade - Média aritmética entre os índices de DEC e FEC.

  • Fonte: Aneel

Pequenas

Das empresas com até 400 mil consumidores, a campeã foi a Muxfeldt Marin (RS), seguida por Energisa Borborema (PB) e Empresa Força e Luz João Cesa (SC), empatadas em segundo.

*Reportagem de Adriano Queiroz/Jornal O Povo Online

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