Telefonia, energia, saneamento: serviços públicos lideram reclamações no Ceará; veja lista
Legenda: A Oi foi a empresa mais reclamada pelos cearenses em 2022, de acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Decon |
Decon divulgou nesta segunda-feira (13) o seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Em 2022, foram finalizadas 14,2 mil queixas de consumidores.
As prestadoras de serviços essenciais Oi, Enel e Cagece foram as três empresas mais reclamadas pelos consumidores em 2022, conforme o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Ceará.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) e mostram ainda outras empresas da área financeira, saúde e produtos que também tiveram um grande volume de queixas registradas por consumidores junto ao órgão. O quarto lugar nesse ranking é ocupado pela Caixa Econômica Federal. Em quinto, está o Banco do Brasil.
VEJA A LISTA DAS 10 EMPRESAS MAIS RECLAMADAS
- Oi
- Enel
- Cagece
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Claro
- Bradesco
- Tim
- Samsung
- Vivo
A reportagem entrou em contato com as empresas citadas na matéria e aguarda posicionamento.
RECLAMAÇÕES POR ÁREA
Os problemas com produtos representam a área com o maior número de reclamações, totalizando 4,5 mil ou 30,5% do total. Em seguida, aparecem as queixas relativas aos assuntos financeiros, com 4,07 mil (27,5% do total) e serviços essenciais, com 3,2 mil ou 22% das reclamações.
Os serviços privados somam 1.772 reclamações (12%) e a área da saúde teve 559 reclamações (4%).
ASSUNTOS
Já os assuntos mais reclamados pelos consumidores em 2022 foram:
- Banco comercial
- Cartão de crédito
- Telefone (produto)
- Telefonia (serviço)
- Energia elétrica
- Água/esgoto
PROBLEMAS MAIS RECLAMADOS
- Cobrança indevida/abusiva
- Produto com vício
- Contrato (não cumprimento, por exemplo)
- Garantia (abrangência, cobertura)
CADASTRO DE RECLAMAÇÕES
Conforme o Decon, o cadastro é composto por reclamações apresentadas pelos consumidores, consideradas procedentes e finalizadas por meio do Decon. Por finalizada, entendem-se as reclamações atendidas, resultando em acordo, e não atendidas pela empresa reclamada ou quando não houve acordo.
Ao todo, de janeiro a dezembro de 2022, o Decon finalizou 14.225 reclamações de consumidores. Desse total, 48% resultaram em acordo e, em 52%, não houve acordo entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviço.
*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM