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Telefonia, energia, saneamento: serviços públicos lideram reclamações no Ceará; veja lista

Telefonia, energia, saneamento: serviços públicos lideram reclamações no Ceará; veja lista

Legenda: A Oi foi a empresa mais reclamada pelos cearenses em 2022, de acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Decon

Decon divulgou nesta segunda-feira (13) o seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Em 2022, foram finalizadas 14,2 mil queixas de consumidores.

As prestadoras de serviços essenciais Oi, Enel e Cagece foram as três empresas mais reclamadas pelos consumidores em 2022, conforme o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Ceará.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) e mostram ainda outras empresas da área financeira, saúde e produtos que também tiveram um grande volume de queixas registradas por consumidores junto ao órgão. O quarto lugar nesse ranking é ocupado pela Caixa Econômica Federal. Em quinto, está o Banco do Brasil.

VEJA A LISTA DAS 10 EMPRESAS MAIS RECLAMADAS

  • Oi
  • Enel
  • Cagece
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Claro
  • Bradesco
  • Tim
  • Samsung
  • Vivo

A reportagem entrou em contato com as empresas citadas na matéria e aguarda posicionamento.

RECLAMAÇÕES POR ÁREA

Os problemas com produtos representam a área com o maior número de reclamações, totalizando 4,5 mil ou 30,5% do total. Em seguida, aparecem as queixas relativas aos assuntos financeiros, com 4,07 mil (27,5% do total) e serviços essenciais, com 3,2 mil ou 22% das reclamações.

Os serviços privados somam 1.772 reclamações (12%) e a área da saúde teve 559 reclamações (4%).

ASSUNTOS

Já os assuntos mais reclamados pelos consumidores em 2022 foram:

  • Banco comercial
  • Cartão de crédito
  • Telefone (produto)
  • Telefonia (serviço)
  • Energia elétrica
  • Água/esgoto

PROBLEMAS MAIS RECLAMADOS

  • Cobrança indevida/abusiva
  • Produto com vício
  • Contrato (não cumprimento, por exemplo)
  • Garantia (abrangência, cobertura)

CADASTRO DE RECLAMAÇÕES

Conforme o Decon, o cadastro é composto por reclamações apresentadas pelos consumidores, consideradas procedentes e finalizadas por meio do Decon. Por finalizada, entendem-se as reclamações atendidas, resultando em acordo, e não atendidas pela empresa reclamada ou quando não houve acordo.

Ao todo, de janeiro a dezembro de 2022, o Decon finalizou 14.225 reclamações de consumidores. Desse total, 48% resultaram em acordo e, em 52%, não houve acordo entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviço.

*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM

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