News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Perdeu a placa do veículo? Veja o que fazer.

Perdeu a placa do veículo? Veja o que fazer.

Foto: Reprodução/Arquivo

Furto, perda, dano e roubo são alguns dos motivos que fazem um motorista ficar sem a placa do carro. No período de chuvas, é comum o proprietário se deparar com trechos alagados durante o trajeto, e o risco de perder a placa só aumenta.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem qualquer uma das placas (dianteira ou traseira) é considerado infração gravíssima e pode resultar em sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.

Assim que perceber a falta do item, é preciso procurar uma delegacia para abrir um Boletim de Ocorrência. O registro vai permitir que a placa fique "inativa", caso outra pessoa utilize de forma indevida.

Depois é preciso solicitar a 2ª via da placa. Se for no modelo antigo (padrão cinza), a primeira coisa que você precisa fazer é solicitar ao Detran o novo emplacamento, explica Celso Osório, gerente de Registro de Veículos do Detran-CE:

“Caso tenha extraviado a placa no padrão antigo, a placa deverá ser modificada para o padrão Mercosul, realizar a vistoria, pagar as taxas e emitir uma nova autorização para que você possa confeccionar as placas no novo padrão”.

Se a placa perdida já estiver no padrão Mercosul, o caminho é mais simples. “É preciso realizar o agendamento pelo site do Detran, e pagar as taxas. Depois deve comparecer ao local de agendamento, apresentar a documentação pessoal e do veículo e realizar a vistoria. Por fim, receberá uma autorização de confecção de novas placas e deverá procurar empresa estampadora de placas credenciadas pelo Detran”. Explica Celso.

A nova solicitação só é permitida se o carro estiver devidamente licenciado, sem multas e com as taxas de licenciamento, IPVA e DPVAT, pagas.

  • 👤 Envie para alguém aprender a proceder nesses casos.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.