News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ministro Camilo Santana anuncia mais 5,3 mil bolsas de mestrado e doutorado

Ministro Camilo Santana anuncia mais 5,3 mil bolsas de mestrado e doutorado

Foto: Luis Fortes/MEC

“Ainda em março, o número de benefícios para bolsistas de mestrado e doutorado vai subir de 84,3 mil para 89,6 mil”, postou o ministro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a adição de 5,3 mil bolsas de estudo para os estudantes de pós-graduação de universidades brasileiras. “Vamos adicionar 5,3 mil bolsas ao sistema de pós-graduação brasileiro. Ainda em março, o número de benefícios para bolsistas de mestrado e doutorado vai subir de 84,3 mil para 89,6 mil”, postou o cearense.

Bolsas de mestrado e doutorado, anuncia Camilo

As novas bolsas abrangerão 3.258 cursos de pós-graduação, pouco mais da metade dos seis mil programas stricto sensu. “Esse aumento no número de benefícios é resultado dos novos cálculos do modelo de concessão, que atualizamos em 2023, e valoriza o desempenho acadêmico e considera o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal”, explicou o ministro.

De acordo com o Ministério da Educação, a concessão dos benefícios leva em consideração, além da nota na avaliação da Capes e o nível do curso (mestrado ou doutorado), o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Camilo anuncia equipe para secretarias e órgãos do MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em janeiro deste ano, os nomes de secretários e diretores que vão compor o ministério e os órgãos vinculados. A ex-governadora do Ceará Izolda Cela foi confirmada para comandar a secretaria executiva do MEC, que terá o papel de supervisionar as políticas públicas da área e as ações do ministério.

A Secretaria de Educação Básica será ocupada por Kátia Schweickardt, doutora em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O comando da Secretaria de Educação Superior será exercido pela professora Denise Carvalho, reitora da UFRJ.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior ficou com Helena Sampaio, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O ex-reitor dos Institutos Federais Getulio Marques Ferreira será responsável pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão será chefiada por Zara Figueiredo, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

A Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino ficou com Maurício Holanda Maia, doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

*Conteúdo do Portal GCMAIS

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.