News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Remédios caseiros incríveis para crianças (e adultos também)

Remédios caseiros incríveis para crianças (e adultos também)

Soluções caseiras podem ajudar a melhorar a saúde do seu filhoSoluções caseiras podem ajudar a melhorar a saúde do seu filho Foto: Pixabey

Receitas de nossas avós e bisas são super eficazes para curar os pequenos e grandes sofrimentos da infância.

Nossas avós e bisas conheciam muitos e sábios segredos, super eficazes para curar os pequenos (e grandes) sofrimentos da infância. Vamos recuperá-los? Seguem alguns exemplos.

1 - Água: o melhor tratamento para todas as doenças. Somos 60% a 80 % de água, e beber bastante é fundamental para manter a saúde em geral. A maioria das doenças comuns da infância cursam com perda de água: febres, resfriados, gripes, tosse, diarreia, vômitos… E as crianças raramente pedem água. Quando sentem sede é porque já estão desidratadas. É fundamental oferecermos água com frequência, a cada meia hora pelo menos.

2 - O vapor d’água é ótimo para tosse seca, congestão nasal, catarro. Pode ser sob forma de “sauna” no banheiro, inalação numa tigela com água quente (com supervisão, cuidado com queimaduras!) e bebidas bem quentinhas como chás e sopas.

3 - E o gelo? Maravilhoso para pancadas e traumas em geral, dor de cabeça (use o gel térmico com um pano e uma bandana na testa). Nunca use gelo para abaixar a febre — o bom é banho morninho. Queimadura, nada de gelo também: coloque na água corrente por vários minutos, até cessa a dor, depois leve ao médico.

4 - Água com sal: nada melhor que um gargarejo para combater a dor de garganta. Se a criança consegue, uma colher de chá pouco cheia de sal, limão e 5 gotas de própolis num copo de água quentinha é tiro e queda

5 - Banho de amido de milho (maisena) é ótimo para brotoejas e pode ajudar nas assaduras dos bebês: duas colheres de sopa numa banheira com água pela metade.

6 - Banho de aveia é sensacional para coceiras, eczemas e dermatites, e viroses como a mão-pé-boca. Coloque uma xícara de chá de farinha de aveia ou flocos batidos numa banheira de água morna para fresca, ou ponha numa fralda de pano e embrulhe, deixe encharcar e pressione várias vezes no corpo da crianca no banho.

7 - Comer maçã, frutas vermelhas e cebola ajuda nas crises de rinite. Podem ser tão efetivas quanto antialérgicos.

8 - Gengibre é maravilhoso para enjoo, especialmente de viagem. Pique uma colher de sopa coloque numa xícara de água fervendo. Deixe esfriar e ofereça com mel. Comer as lasquinhas pode ajudar também.

9 - Dor de barriga, cólica (acima de 6 meses): chá de camomila é maravilha.

10 - Para queimaduras de sol, compressas de leite frio e aloe vera em gel (babosa) são ótimas para aliviar. E use um bom hidratante depois do banho.

11 - Picadas de inseto que coçam: misture bicarbonato de sódio com água para fazer uma pasta e aplique no local. Pronto!

12 - Para prisão de ventre, água de ameixa funciona muito bem. Melhor ainda se misturar com pera amassada. Engolir sem mastigar alguns caroços do mamão (são amargos) também ajuda. Abacate tem muita fibra, mas não coma o caroço. E ainda farelo de aveia e trigo, linhaça, cereais integrais, folhas verdes. Mas tudo isso só funciona se beber muita água.

13 - Para a dor de ouvido depois da piscina ou praia, deixe a orelha afetada para baixo, para drenar o líquido. Depois, coloque secador de cabelo a 30 cm e deixe o ar quentinho agir por 2 ou 3 minutos. Muitas vezes só isso resolve.

14 - Dor de cabeça: a grande maioria é por tensão muscular. Faça massagens no pescoço e na nuca, apertando com os dedos, subindo pelo couro cabeludo, depois na testa também. Além de ser um carinho, melhora rapidamente.

15 - Para acalmar crise de ansiedade na criança, um brinquedo fantástico: bolhinhas de sabão. Mais do que distrair, a expiração prolongada e forçada relaxa a mente e traz alívio. E o foco no brincar tem o efeito de uma meditação.

Reportagem de Daniel Becker/O Globo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.