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iFood muito mais barato: veja o que muda com a nova regra

iFood muito mais barato: veja o que muda com a nova regra

Imagem: Leonidas Santana/Getty Images

Quem será beneficiado com o acordo do iFood é o consumidor, pois poderá escolher o valor mais barato entre os apps de entrega. Veja mais

Na última quarta-feira (8), um acordo firmado entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e iFood permitirá que haja uma ampliação da concorrência e diminuição dos custos dos restaurantes. Dessa forma, quem será beneficiado é o consumidor, pois poderá escolher o valor mais barato entre os apps de entrega.

Assim, está previsto o fim de contratos de exclusividade do aplicativo com redes de restaurantes. Além disso, o aplicativo também deverá dar informações acerca dos pedidos feitos na plataforma.

“Para estimular a competição e melhorar o acesso de outros aplicativos a esse setor, o TCC firmado com o iFood possui cláusulas que impedem ou limitam a exigência de exclusividade em contratos firmados pela plataforma com restaurantes parceiros”, afirmou o Cade.

Códigos do iFood

Atualmente, os restaurantes parceiros do iFood enfrentam dificuldades para acompanhar pedidos no delivery. Isso acontece porque, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as informações disponibilizadas e os códigos de aplicativos de entrega não seguem um padrão, dificultando a operação.

Ainda segundo a Abrasel, essa dificuldade gera um custo extra médio de cerca de 15% para os restaurantes. Sendo assim, a disponibilização do acesso aos códigos do iFood irá contribuir para o desenvolvimento de uma linguagem única para o setor.

A entidade tem desenvolvido o Open Delivery, que será uma linguagem única para softwares que possibilitará uma comunicação melhor entre os aplicativos de delivery e os restaurantes, facilitando a armazenagem dos dados dos usuários e a organização da fila de pedidos.

Benefícios

Portanto, as novas regras trarão diversos benefícios para as empresas de delivery no Brasil, pois com a redução nas taxas cobradas pelos aplicativos, será possível uma melhor concorrência entre os aplicativos.

Além disso, os restaurantes de pequeno porte também serão beneficiados com as mudanças, já que os acordos de exclusividade fazem com que as grandes redes, que possuem mais de 30 restaurantes, ganhem mais visibilidade no aplicativo do iFood, prejudicando os pequenos negócios do setor alimentício, segundo a Abrasel. 

Dessa forma, a partir do momento que não houver mais esses acordos, os restaurantes de tamanho menor também ganharão notoriedade nas plataformas. Por fim, o iFood tem seis meses para implementar as mudanças previstas no acordo.

Reportagem de Djamilla Ribeiro Martins/Seu Crédito Dital

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