News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará deve ter chuvas isoladas no Cariri, Norte e Ibiapaba no fim de semana; confira a previsão

Ceará deve ter chuvas isoladas no Cariri, Norte e Ibiapaba no fim de semana; confira a previsão

📍 Localização: Cachoeira do Talhado Caririaçu, Ceará - 📸 Fotos: @germanoesmeraldo | @caririacuemfotos

Nas últimas 24 horas, a Funceme registrou precipitações em mais de 90 cidades.

O Ceará deve ter chuvas isoladas no fim de semana, principalmente na região do Cariri, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para esta sexta-feira, 3, a expectativa é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Litoral Norte, no Litoral do Pecém, na Ibiapaba e no Cariri.

Para o sábado, 4, as chuvas devem se concentrar na faixa litorânea e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada. Já para o domingo, 5, a Funceme prevê céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões. “[A previão é de] chuvas isoladas no Cariri, no litoral Norte também e na região da Ibiapaba”, detalha a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Chuvas

Entre as 7h desta quinta e 7h desta sexta-feira, a Funceme registrou precipitações em ao menos 94 municípios cearenses. Os maiores volumes foram observados em Lavras da Mangabeira (70 mm), Uruoca (57 mm) e Santana do Cariri (52 mm). Os dados são parciais e deverão ser atualizados ao longo do dia. Nesta quinta-feira, 2, a cidade de Quixadá foi surpreendida com chuva acompanhada de ventos fortes e raios. O Município teve ruas alagadas, casas destelhadas e mesas de estabelecimentos comerciais arremeçadas.

Segundo a Funceme, o fenômento foi provocado por nuvens do tipo cumulonimbus, mais desenvolvidas e ocasionam chuva rápida e intensa. “Trata-se de uma nuvem convectiva e ela está sempre associada a raios e trovões que também foram registradas por lá através dos vídeos que a gente observou. Outra coisa. A ventania também faz parte deste tipo de evento. O que contribuiu para o sistema? Muito calor e muita umidade“, explica Meiry Sakamoto.

Entre quarta, 1º, e quinta-feira, choveu em cerca de 120 municípios. As precipitações chegaram a todas as macrorregiões, conforme a Funceme. Neste intervalo de 24 horas, os maiores acumulados foram em Iguatu (110 mm), Cedro (57 mm) e Maracanaú (54,2 mm).

Confira a previsão:

Sexta-feira (3): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada no Litoral Norte, no Litoral do Pecém, na Ibiapaba e no Cariri.

  • Manhã: céu parcialmente nublado.
  • Tarde/Noite: parcialmente nublado com chuvas isoladas no Litoral Norte, no Litoral do Pecém, na Ibiapaba e no Cariri.

As chuvas devem ter baixa intensidade e são causadas por áreas de instabilidade atmosférica ocasionadas pela proximidade da ZCIT do norte do Nordeste do Brasil (NEB).

Sábado (4): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada na faixa litorânea e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.

  • Madrugada/Manhã: céu parcialmente nublado com chuva isolada nas macrorregiões da faixa litorânea e no Cariri.
  • Tarde/Noite: céu parcialmente nublado com chuvas isoladas no Litoral Norte, no Litoral do Pecém, na Ibiapaba e no norte da Jaguaribana.

As chuvas devem ter baixa intensidade e são causadas áreas de instabilidade atmosférica ocasionadas pela proximidade da ZCIT do norte do Nordeste do Brasil (NEB).

Domingo (5): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

  • Madrugada/Manhã: céu nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
  • Tarde/Noite: céu parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

As chuvas devem ter intensidade fraca/moderada e forte e são causadas áreas de instabilidade atmosférica ocasionadas pela proximidade da ZCIT do norte do Nordeste do Brasil (NEB).

Situação hídrica

Segundo dados do Portal Hidrológico da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará consultados pelo OPINIÃO CE nesta sexta, o Ceará tem atualmente 31,1% de abastecimento nos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ao todo, cinco reservatórios estão sangrando (Caldeirões, Germinal, Tijuquinha, Junco e Rosário) e outros quatro estão próximos da lâmina limite, com mais de 90% de recarga (Muquém, Valério, Aracoiaba e Pesqueiro). Um total de 68 açudes estão com recarga abaixo dos 30%.

O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará e equipamento estratégico para a segurança hídrica do Estado, fechou o mês de janeiro com 19,61% de abastecimento, mais que o dobro do obervado no mesmo período de 2022, quando o reservatório somava 8,46% de abastecimento. Este é o melhor volume para o período desde 2015, quando o Castanhão somava 24,18% de abastecimento em 31 de janeiro daquele ano. Atualmente, soma 19,61% de recarga, segundo o Portal Hidrológico.

Segundo maior do Estado, o açude Orós está com 43,99% de sua capacidade. Em igual período do ano passado, registrava 22,71%. Já o Banabuiú, terceiro maior açude do Ceará, mostra a situação mais preocupante, com 9,05%. No mesmo período do último ano, o percentual era de 8,17%. Os valores abaixo representam uma dificuldade no aporte observada nos últimos anos, quando o Banabuiú vem perdendo água.

Conteúdo da OPINIÃO CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.