News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Após bloqueio da TV Box pela Anatel, como fica a situação de quem tem IPTV?

Após bloqueio da TV Box pela Anatel, como fica a situação de quem tem IPTV?

Legenda: Anatel determina bloqueio de sinais de TV Boxes piratas - Foto: shutterstock

Especialistas em tecnologia da informação afirma que os serviços legais deverão continuar operando normalmente.

Os TV Boxes piratas terão o sinal bloqueado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas os serviços de IPTV legais não deverão ser afetados, mantendo a funcionalidade. 

Fernando Rodrigues, especialista em tecnologia da informação, explicou que a tecnologia de IPTV "possibilita a transmissão de canais, geralmente, oferecidos via cabo e satélite por meio da internet", serviço que é acessado por meio do TV Box. Além disso, não há nada de errado com o TV Box em si, muito pelo contrário, de acordo com ele. 

O especialista destacou que o TV Box pode ser uma alternativa para as pessoas que não têm condições financeiras para adquirir uma smart tv. 

Contudo, muitos TV Boxes utilizam sinais piratas, e esses deverão ter os servidores bloqueados pela Anatel. 

"O bloqueio dos sinais será feito remotamente pelos fiscais da agência em parceria com os provedores de internet. Se o IP do produto não for identificado como verdadeiro, então a agência vai executar a ação de bloqueio", disse Fernando. 

FUTURO DO IPTV 

E isso pode afetar a vida de quem usa IPTVs? Segundo Fernando Rodrigues, a reposta é simples: se o serviço é legal (juridicamente falando), ele pode seguir operando. Se o serviço, de alguma forma, usa sinais ilegais ou piratas, ele deverá ser bloqueado pela Anatel. 

"Segundo a Anatel, é possível que 7 milhões de TV Boxes sejam bloqueados. Esses dispositivos não conseguirão mais acessar a internet e "se tornarão inúteis". A Anatel reforça que produtos legalizados, como os vendidos pela Amazon, Google, Realme e ZTE, não serão afetados", disse.

"O uso de listas IPTV com canais da rede aberta gratuitamente é legal; o uso de listas IPTV com canais pagos pelo assinante e para uso próprio é legal. Por exemplo, um serviço caseiro de streaming, para várias TVs da casa. O compartilhamento de listas IPTV com canais pagos na internet é ilegal", completou.

PERSPECTIVA DA ANATEL

Procurada para comentar o assunto, a Anatel não respondeu os questionamentos da reportagem sobre o IPTV até o fechamento desta edição.

*Conteúdo da Agência Diário do Nordeste/SVM

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.