News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Por que o caso Americanas fez clientes do Nubank perderem dinheiro?

Por que o caso Americanas fez clientes do Nubank perderem dinheiro?

Escritório da fintech brasileira Nubank — Foto: Divulgação/Nubank

Rentabilidade negativa veio após os escândalos contábeis reportados pela varejista na última semana; carteira não foi a única impactada.

Os efeitos das "inconsistências contábeis" de R$ 20 bilhões encontradas no balanço da Americanas não influenciaram apenas os acionistas da empresa. Fundos de renda fixa com investimentos em crédito privado — e que investiam em debêntures (títulos de dívida) da varejista — apresentaram um forte recuo de rentabilidade.

É o caso do "Nu Reserva Imediata", do Nubank. O fundo tinha aplicação mínima de R$ 1 e era apresentado pela instituição como sendo de “baixo risco e alta liquidez”, e indicado para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”.

As variações do fundo, que conta com mais de 1,2 milhão de cotistas e é o maior do tipo no Brasil, assustaram os investidores. Nas redes sociais, foram várias as publicações com reclamações ou alertas.

Por que a rentabilidade caiu?

Segundo os últimos dados apresentados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a carteira do "Nu Reserva Imediata" tinha cerca de 1% de seu patrimônio alocada em duas debêntures da Americanas. A crise reduz o preço desse título de dívida no mercado e "come" o patrimônio do cotista.

Assim, a carteira, que antes entregava ganhos equivalentes a 109% do CDI (certificado de depósito interbancário, principal referência de rentabilidade para investimentos em renda fixa), chegaram a um retorno de 37% do CDI nos últimos 30 dias.

Pior: o fundo é uma das opções oferecidas pelo banco para guardar dinheiro para uma reserva de emergência por meio de suas "Caixinhas" (ferramenta para que o cliente consiga organizar as finanças e guardar dinheiro de acordo com seus objetivos).

Especialistas não recomendam fundos de crédito privado para reserva de emergência, pois eles podem ter variação negativa e gerar perda para o investidor em momento que ele precise do dinheiro.

Saiba mais sobre renda fixa no podcast Educação Financeira.

Onde colocar a reserva de emergência?

Apesar de o "Nu Reserve Imediata" ser uma das opções, o banco reforçou, em nota, que a sugestão padrão do aplicativo para os clientes que criaram uma Caixinha como "Reserva de Emergência" é o investimento em RDBs (Recibos de Depósitos Bancários) do Nubank, também com alta liquidez e grau de investimento.

Especialistas, contudo, recomendam outras opções. A principal é o Tesouro Selic, que acompanha a rentabilidade próxima à taxa básica de juros do país. São títulos pós-fixados e que não estão sujeitos aos solavancos do mercado, além de contarem com baixíssimo risco e terem liquidez diária (permitem resgate a qualquer momento).

Entram na conta também os CDBs de grandes bancos e que reúnem as mesmas características do Tesouro Selic (pós-fixados e liquidez diária). Por fim, estão fundos DI de títulos pós-fixados e baixa taxa de administração.

Conteúdo do g1

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.