News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Anvisa veta a fabricação de oito pomadas de cabelo após descumprimento de normas; veja lista

Anvisa veta a fabricação de oito pomadas de cabelo após descumprimento de normas; veja lista

Legenda: Uso dos produtos deve ser suspenso imediatamente - Imagem: Getty Images/iStockphoto

Produtos podem colocar a saúde dos consumidores em risco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização de oito pomadas modeladoras para cabelos. A decisão, anunciada nessa segunda-feira (16), foi motivada pelo não cumprimento das normas sanitárias e impede que os produtos sejam fabricados pelas empresas.

A medida da Anvisa não é a primeira a impossibilitar a produção de uma pomada capilar: na última quinta-feira (12), o órgão já havia publicado outra decisão, que cancelou a regularização da Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black.

A comercialização e o uso de alguns dos produtos cancelados já tinham sido alvo de medidas restritivas, antes do embargo definitivo, que proíbe a fabricação das pomadas.

A agência de vigilância sanitária ainda pede que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e às advertências contidas nos rótulos desse tipo de produto.

SAIBA QUE PRODUTOS FORAM PROIBIDOS

  • Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz - Be Black, do Cosmetic Group Indústria e Comercio de Cosmeticos Eireli
  • Pomada Black - Essenza Hair, da Evolução Indústria de Cosméticos Ltda-Me
  • Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids (Fixa Liss), da Evolução Indústria de Cosméticos Ltda-Me
  • Pomada Braids Hair, da Galore Indústria e Comercio de Cosmético Eireli
  • Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, da Microfarma Indústria e Comercio Ltda
  • Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, da Microfarma Indústria e Comercio Ltda
  • Rosa Hair - Pomada Modeladora - Mega Fixação 150g, da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda Me
  • Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, da Supernova Indústria Comercio e Serviços Ltda 

A Anvisa recomenda que os consumidores que tenham, em casa, produtos da Microfarma, entrem em contato com a empresa para devolvê-los, já que a marca deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado. O mesmo vale para estabelecimentos que utilizarem os produtos em clientes, prática que deve ser suspensa imediatamente.

Quanto às demais marcas, a agência ainda está avaliando quais serão as ações sanitárias adotadas. Por enquanto, o órgão segue acompanhando todos os casos de incidentes que envolvam o uso das pomadas capilares.

Apesar disso, a orientação da Anvisa é que, aqueles que tenham feito uso recente dos produtos, fiquem atentos à qualquer sintoma, e procurem o serviço de saúde em caso de adversidades. O uso é desaconselhado e deve ser suspenso.

  • CASOS RECENTES

No início de janeiro, a influenciadora Bielle Elizabeth utilizou as redes sociais para contar que perdeu a visão temporariamente após utilizar uma pomada modeladora para finalizar um penteado. 

O caso de Elizabeth ocorreu dias depois que a Anvisa proibiu o uso, comercialização e distribuição da pomada modeladora de cachos Cassu Braids, produzida pela Microfarma. A determinação, ocasionada por relatos de queimadura na pele e cegueira temporária, também proibiu a venda e o uso de todos os produtos fabricados pela empresa.

Conteúdo da Agência Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.