News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Pacientes da UTI do Hospital Regional do Cariri (HRC) recebem mensagens natalinas de seus familiares

Pacientes da UTI do Hospital Regional do Cariri (HRC) recebem mensagens natalinas de seus familiares

Claudemir Pereira da Silva deixou mensagem para a esposa Luana da Silva, internada há mais de 20 dias no HRC - Fotos: Valéria Alves

O Serviço Social e o setor de Psicologia do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realizaram uma ação natalina especial neste fim de semana com os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os familiares foram convidados a escrever mensagens em bolas decorativas de Natal para colocar nos leitos de seus parentes internados.

Lucas Barros está internado há mais de um mês e recebeu a mensagem deixada pela mãe, Francisbruna Brito - Fotos: Valéria Alves

Cerca de 50 pacientes foram contemplados com a iniciativa, pensada para amenizar um pouco a ausência de quem passou a festividade no hospital. “Pensamos em uma atividade em que as famílias pudessem participar trazendo um pouco de carinho. Quando se aproxima o período do Natal, muitos de nós criamos a expectativa de estar próximo às pessoas que amamos. Então, os pacientes puderam receber essas mensagens de afeto e ficar vendo-as durante todo o tempo”, comentou a coordenadora do Serviço Social, Amanda Séfora Leite.

Claudemir Pereira da Silva, esposo de Luana da Silva, 27, internada há mais de 20 dias, aprovou a ideia. “Desejei feliz Natal para ela, mandei um ‘eu te amo’ e que ela fique boa logo”, disse.

Outro paciente contemplado foi o jovem Lucas Gouveia Barros, de 19 anos. Ele está internado há mais de um mês e recebeu a mensagem deixada pela mãe, Francisbruna Brito. Ela falou sobre a angústia do momento, por não ter o filho em casa, mas acredita que em breve ele vai se recuperar. “É Natal e não pudemos estar juntos, mas ele vai reagir e logo estará ao nosso lado, comendo aquela pizza, aquela sopa, a panelada que ele gosta, porque os planos de Deus são maiores que as lutas que ele está travando”, afirmou.

A psicóloga do HRC, Roziane Freitas, destaca que esse tipo de ação é bastante positiva para o tratamento dos pacientes. “O Natal traz esse sentimento de fraternidade, então a gente percebeu, do ponto de vista emocional, que foi tudo muito representativo porque a gente sabe que muitas pessoas têm dificuldade de externar os sentimentos. Mas por meio da escrita eles conseguiram demonstrar. E os pacientes que vivenciam essa tristeza pelo isolamento, por estarem na UTI, se sentiram mais próximos, mais acolhidos pelos familiares” explicou.

Para a diretora-geral do HRC, Demostenia Coelho, a ação demonstra um dos principais propósitos da instituição, que é o de trabalhar a saúde para o bem-estar social. “A gente sabe que em uma data como essa, quem está em um hospital fica mais emotivo e com saudades de casa. O nosso trabalho aqui é cuidar da saúde física, mas nada impede de irmos além e cuidarmos também da espiritualidade e do psicológico dessas pessoas. É por meio de pequenas atitudes como essa que trabalhamos nossa empatia e solidariedade com todos que estão sob nossos cuidados. Quem recebeu a mensagem de um familiar com certeza se sentiu melhor neste Natal”, destacou.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.