News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Pedir empréstimo CNPJ com CPF sujo é possível?

Pedir empréstimo CNPJ com CPF sujo é possível?

Foto: Reprodução/Arquivo

Pessoa física e pessoa jurídica são coisas diferentes, e é preciso saber separá-las. Por conta desta dúvida, muita gente questiona se pode ou não pedir empréstimo CNPJ com CPF sujo.

Atualmente, 5,8 milhões de empresas estão devendo, de acordo com dados da Serasa Experian. Isso quer dizer que há restrições nos CNPJs, não necessariamente nos CPFs. Isso porque, quando alguém abre uma empresa, ela passa a configurar uma pessoa jurídica.

Assim, a vida financeira da empresa, do CNPJ, difere da vida financeira do CPF, da pessoa física. Uma coisa é ter uma dívida no cartão de crédito (CPF) e outra é ter débitos com um fornecedor do seu negócio (CNPJ), por exemplo. Mas será que uma coisa influencia a outra? Vamos entender melhor!

CPF sujo interfere CNPJ

Será que o CPF sujo interfere no CNPJ? Bom, se você está com o nome sujo porque a sua empresa vai mal, sim, o que nem sempre é a explicação para a negativação do nome de alguém que também tem um CNPJ. Pode ser falta de planejamento, dificuldade de separar as duas coisas, entre outras razões.

De modo geral, o CPF sujo pode, sim, afetar o CNPJ. Será um pouco mais difícil conseguir crédito e comprar a prazo, por exemplo.

Tem algum banco que faz empréstimo com o nome sujo?

A resposta é “sim”. Existem bancos que fazem empréstimo para negativado. Pesquise com atenção que é possível encontrar algo que te contemple. No Serasa eCred, por exemplo, há opções de crédito para negativado com ótimas taxas e condições de pagamento.

MEI com nome sujo pode fazer empréstimo

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria criada em 2008 e, embora seja CNPJ, não é necessariamente uma empresa. Pode ser também, mas é mais comum que sejam prestadores de serviços – uma forma encontrada pelo governo de regularizar trabalhadores autônomos.

O MEI é, portanto, pessoa jurídica. A concessão de crédito funciona da mesma forma. Inadimplentes terão mais dificuldade, pois constam nos birôs de crédito como a Serasa, e aqueles com nome limpo saem na frente.

Empréstimo MEI com nome sujo

Como o MEI se enquadra como CNPJ, as chances de obter um empréstimo MEI com nome sujo diminuem. No entanto, a possibilidade existe. O ideal é fazer a regularização do CPF primeiro, organizar a vida financeira e, só então, fazer uma nova dívida.

É claro que nem sempre isso é possível, visto que as demandas podem surgir sem que tenham sido planejadas. Neste caso, tente encontrar uma opção com taxas menores, que ofereça opções melhores de pagamento. Ter restrição no CPF prejudica o CNPJ, mas sempre há alternativas.

Como funciona a concessão de crédito

Embora não exista uma regra geral usada por bancos e empresas na hora de aprovar cartões de crédito e empréstimos, existem alguns itens comuns. A maioria deles utiliza a situação do CPF e do CNPJ como critério.

Além disso, muitas instituições olham também o score, a nota de crédito da pessoa ou da empresa. Ele indica o risco de não receber, por exemplo.

Estes são os itens mais comuns utilizados pelas empresas quando vão fazer análise de risco de crédito, mas não são os únicos. Cada instituição vai ter as suas próprias regras e as suas classificações mínimas de score.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.