News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

No dia em que completa 53 anos, estátua de Padre Cícero recebe visita de romeiros, em Juazeiro do Norte

No dia em que completa 53 anos, estátua de Padre Cícero recebe visita de romeiros, em Juazeiro do Norte

Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. — Foto: Divulgação

Ela é a terceira maior estátua em concreto do mundo, possui 27 metros e recebe visitantes desde a sua inauguração.

Visitar Juazeiro do Norte e não ir até o Horto é algo raro para os romeiros que vão até o município fazer demonstrações de fé ao Padre Cícero. A estátua do santo popular completa 53 anos nesta terça (1º), véspera do dia de finados. Ela é a terceira maior estátua em concreto do mundo.

Durante todo o dia, milhares de romeiros enfrentaram fila para subir até lá para pagar promessas e agradecer. Essa maior movimentação acontece em razão da Romaria de Finados, que este ano acontece de forma totalmente presencial, depois da pandemia de Covid-19. Até esta quarta-feira de finados (2), são esperados cerca de 400 mil fiéis na cidade.

Além das homenagens ao monumento, os romeiros também comemoram. Desde 1971 esta data é reconhecida pelos católicos como dia do romeiro. Monsenhor Murilo de Sá Barreto foi o idealizador desta comemoração. Ele foi um dos primeiros membros do clero a acolher os devotos de Padre Cícero.

“Esse dia tem um significado enorme para Juazeiro do Norte. Os romeiros fazem da cidade um dos maiores destinos turísticos do país”, diz o secretário de turismo e romaria de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis de Lima.

A estátua do Padre Cícero fica na Colina do Horto, um dos pontos mais altos do município, possui 27 metros e recebe visitantes desde a sua inauguração em 1º de novembro de 1969. A obra foi esculpida pelo pernambucano Armando Lacerda durante a gestão do prefeito Mauro Sampaio.

“A gente se sente mais perto do nosso padrinho e que a benção dele está mais perto de nós”, afirma um romeiro de Alagoas.

Por Claudiana Mourato, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.