News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Defensoria lança edital com vagas para estudantes de psicologia e serviço social

Defensoria lança edital com vagas para estudantes de psicologia e serviço social

Foto: Reprodução/Arquivo

A Defensoria Pública do Estado do Ceará lança nessa quarta-feira (16/11), o edital 149/2022, seleção pública de estudantes da área de Psicologia e Serviço Social, que vão atuar junto do setor de Atendimento Psicossocial da instituição, em jornadas de 30 horas semanais. Inicialmente são ofertadas duas vagas imediatas, sendo uma para cada curso, e formação de cadastro reserva, com convocação de acordo com a disponibilidade de vagas existentes. As inscrições seguem até o dia 25 de novembro, de modo presencial, exclusivamente, no Núcleo de Estágio, localizado na Av. Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante.

Para a coordenadora do setor, Andreya Arruda, a Defensoria vem se consolidando como um amparo especializado a quem procura a DPCE por garantir seus direitos. “A gente entende que a Defensoria é uma instituição fundamental de acesso e garantia dos direitos humanos dos mais vulneráveis e que o olhar múltiplo de saberes na busca da melhor assistência integral dessas pessoas se faz extremamente necessário . No processo formativo estudantes/estagiários, a vivência sociojurídica se constitui como um aprendizado riquíssimo tanto para Psicologia como para o Serviço Social. Além da possibilidade ter contato com as demandas mais emergentes da população vulnerável, podem também contar com o suporte técnico dos profissionais da defensoria que atuam no psicossocial. Compreendemos que esse edital abre espaço para um campo de aprendizagem importante para ambas as categorias”.

A supervisora do Núcleo de Estágio, Camila Vieira, destaca que o psicossocial da Defensoria Pública presta assistência com muito comprometimento e responsabilidade aos assistidos. “As pessoas quando chegam à Defensoria já estão por demais vulnerabilizadas, sobretudo emocionalmente, o que pode inclusive impactar na busca pela garantia e efetivação de direitos negados ou preteridos. Muitas vezes tratam-se de questões pessoais que podem vir a abalar até mesmo a saúde mental das pessoas, sendo necessário estar atento e pronto para dar suporte. Estamos certos de que com a abertura do presente processo seletivo estaremos contribuindo para a formação de profissionais capacitados e com um olhar humanizado”, elencou Camila.

A seleção é composta de duas etapas: análise curricular e entrevista, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e conta com uma bolsa corresponde ao valor de R$ 969,08, além de vale-transporte.Para participar é indispensável que o estudante esteja regularmente matriculado em instituições de ensino que possuam Convênio de Concessão de estágio com a Defensoria Pública, as quais constam detalhadas no anexo do referido edital. No ato da inscrição é preciso levar os seguintes documentos:

  • *Fotocópia da carteira de identidade e comprovante de endereço
  • *2 fotos 3X4
  • *Atestados de antecedentes criminais
  • *Histórico acadêmico atualizado
  • *Declaração de matrícula atualizada
  • *Formulário de inscrição preenchido
  • *Currículo

O edital também incentiva o compromisso social por meio de doação de uma embalagem de leite em pó integral, que será entregue a uma instituição filantrópica.

Consulte os detalhes do edital AQUI.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.