News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

É falso que Lira vai promover romaria em Juazeiro do Norte para gerar abstenção no 2º turno

É falso que Lira vai promover romaria em Juazeiro do Norte para gerar abstenção no 2º turno


Foto: Reprodução/Redes Sociais

É falso que o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) esteja usando dinheiro do Orçamento Secreto para promover uma suposta visita de romeiros a Juazeiro do Norte (CE) por cinco dias, incluindo 30 de outubro —quando acontece o segundo turno das eleições de 2022— para evitar que eles votem. Segundo a assessoria do deputado, a alegação é mentirosa e o texto é "fake".

O que diz a desinformação. "Pessoal, aqui no nordeste, Artur [sic] Lira, com o Orçamento Secreto, está levando os romeiros para o Juazeiro visitar o Padre Cícero de graça e dando dinheiro para a estadia de 28 de outubro ao dia 2 de novembro.

Verdadeiras caravanas com ônibus repletos partindo de diversas cidades e estados nordestinos, para que esses eleitores estejam no Ceará e não votem. São pessoas simples e devotas do "Padim Pe. Cícero", na grande maioria eleitores do Lula.

Temos que apelar para que o governador Camilo Santana intervenha e adie a data. Senão teremos uma enorme abstenção. Divulguem, denunciem."

Assessoria. A assessoria do deputado afirmou que a alegação é mentirosa e que se trata de "fake news".

Romaria ocorre em julho. Em 2022, o Ciclo de Romarias aconteceu entre os dias 16 e 20 de julho. Tradicionalmente, o principal dia das celebrações em Juazeiro é no dia 20, data da morte de Padre Cícero.

Em outras épocas do ano também há romarias, mas sempre em número bem mais baixos de romeiros, como no dia de Finados —evento que ocorre em novembro na região.

Governador Camilo Santana. Camilo Santana (PT) não é o governador do Ceará, como diz o texto. Santana foi o governador do estado entre janeiro de 2015 e abril de 2022. A governadora hoje é Izolda Cela (sem partido).

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) esteja usando dinheiro do Orçamento Secreto para promover uma suposta visita de romeiros a Juazeiro do Norte (CE) - Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Izolda assumiu quando Santana deixou o cargo, seis meses antes das eleições —como determina a lei eleitoral—, para concorrer ao Senado e conseguiu se eleger.

Adiamento de feriados. O texto falso faz um apelo para que o ex-governador do Ceará adie o feriado para evitar a suposta interferência na votação.

Segundo a Lei 9.093, artigo 2º, os feriados religiosos são declarados em lei municipal, e, sendo assim, não podem ser alterados pelo governador. O município deve criar o feriado "de acordo com a tradição local''.

Ana Dayse não escreveu fake. Consultada, a ex-reitora da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) Ana Dayse Dorea negou ter escrito a desinformação sobre Arthur Lira. "Essa mensagem não é minha. É Fake", disse a professora aposentada citada como autora da desinformação.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Carlos Madeiro e Letícia Mutchnik/Do UOL, em Maceió (AL) e São Paulo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.