News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Conta de luz permanece sem cobrança extra em outubro, diz Aneel

Conta de luz permanece sem cobrança extra em outubro, diz Aneel

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza custo da geração de energia. Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, que não gera taxa extra para consumidores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz permanece sem cobrança extra em outubro.

A agência manteve acionada por mais um mês a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos aos consumidores com base no consumo mensal de energia. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril.

"Isso significa que as condições de geração de energia no País estão boas, sem necessidade de acionar usinas que geram energia mais cara", informou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Novos valores das bandeiras tarifárias, em vigor entre 1º de julho e meados de 2023 — Foto: Editoria de Arte / g1

Situação dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia no país, está em 51,18% – nível considerado "satisfatório" para o período, segundo avaliação da Aneel.

Em outubro de 2021, o armazenamento chegou a 18,23%, menor nível registrado para o mês desde 2018.

Diante da crise hídrica do ano passado, o governo implementou a bandeira escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e 16 de abril deste ano. Nesse intervalo, ela representou um custo adicional de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos no mês.

Por Ana Paula Castro, TV Globo — Brasília

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.