News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Municípios do Cariri cearense recebem ações do Projeto de Desenvolvimento Federativo

Municípios do Cariri cearense recebem ações do Projeto de Desenvolvimento Federativo

Mais apoio aos empreendedores locais

Programa coordenado pela Sudene vai estimular as vocações econômicas locais com base em um diagnóstico participativo. Evento de lançamento ocorreu nesta terça-feira (23) em Juazeiro do Norte (CE).

Juazeiro do Norte (CE) – Seis municípios da região do Cariri cearense agora fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Federativo. O lançamento do programa coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ocorreu nesta terça-feira (23) no escritório regional do Sebrae, parceiro da autarquia federal. O evento contou com a participação de gestores municipais, instituições financeiras, técnicos de desenvolvimento regional e empreendedores locais. A proposta do projeto é criar uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e proporcione maior aproximação entre os municípios selecionados e os programas e projetos conduzidos pela autarquia federal.

Durante a reunião, a Sudene apresentou o plano de ação do Projeto de Desenvolvimento Federativo proposto após a realização de um diagnóstico participativo junto aos municípios de Abaiara, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte (cidade polo) e Missão Velha, os representantes cearenses nesta iniciativa. Os critérios para seleção das cidades consideram o PIB per capita, o contingente populacional (até 20 mil habitantes), além de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho que caracterizam a situação das administrações públicas na área da autarquia. Os gestores municipais participantes elencaram as necessidades de investimentos e estruturação de ações voltadas à agricultura familiar, fruticultura, turismo e artesanato, bovinocultura e capacitação de mão de obra.

“O Projeto de Desenvolvimento Federativo também tem por objetivo apoiar as atividades econômicas locais que tendem a gerar emprego e renda. Aqui na região, há o potencial do turismo religioso, de aventura e de negócios, da produção e comercialização de produtos derivados do leite e do açúcar, dentre tantos outros. Mas para que elas se desenvolvam, nós precisamos de ações efetivas da Sudene e de nossos parceiros para capacitar mão de obra e estruturar de forma sustentável estas cadeias produtivas, iniciativas que fazem parte do escopo do projeto que apresentamos hoje”, explicou o diretor de planejamento e articulação da Sudene, Marcos Falcão.

A articuladora do Sebrae Cariri, Elizângela Andrade, destacou que a instituição pode contribuir através do apoio ao empreendedorismo com base nas vocações econômicas apontadas pelos municípios. “O desenvolvimento territorial é o nosso foco. Podemos atuar na revitalização e roteirização do circuito de turismo, atuar na agricultura com parceiras nos municípios e ações de estímulo ao empreendedorismo desde a base através de iniciativas como os Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Juntando as forças dos atores, podemos engrandecer a região”, exemplificou.

O evento realizado em Juazeiro contou com a participação do diretor substituto do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, coronel Joaquim Izídio Neto, além de representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal. Foram destacadas ações nas áreas de infraestrutura hídricas e acesso ao crédito pelos empreendedores locais. As instituições fazem parte da força-tarefa proposta pela Sudene para fortalecer a capilaridade do Projeto de Desenvolvimento Federativo na região. Outros parceiros podem ser integrados à iniciativa na medida em que sejam mapeadas novas necessidades junto ao arranjo de municípios beneficiados.

A proposta do projeto é criar uma cooperação que contribua com a interiorização do desenvolvimento e aproxime os municípios dos programas e projetos conduzidos pela autarquia federal. Foto: Agnelo Câmara (Ascom / Sudene).

A programação do encontro também contou com a assinatura dos protocolos de intenção entre as prefeituras e a Sudene. Os planos de trabalho contemplam a realização de oficinas, reuniões de integração, além do levantamento de dados para oferta de serviços pela força-tarefa institucional proposta pela Sudene. “É de grande importância essa parceria com a Sudene. Jati é um município de 10 mil habitantes. Podemos dar independência financeira à população e estimular o desenvolvimento da agricultura, piscicultura. Precisamos de parceiros com Sudene para trazer capacitação e acreditar no potencial de municípios como Jati”, destacou a prefeita do município, Mônica Mariano. 

O evento também contou com uma exposição de produtos típicos das atividades econômicas dos municípios.

A agenda de compromissos da Sudene em Juazeiro do Norte (CE) foi complementada por uma reunião técnica promovida junto a empreendedores locais, contadores e instituições financeiras. O encontro com a classe empresarial teve o objetivo de apresentar os instrumentos oferecidos pela superintendência para estimular o acesso ao crédito e incentivar a atração, modernização e diversificação de linhas de produção.

Foto: Agnelo Câmara (Ascom / Sudene).

O diretor de planejamento e articulação de Políticas da Sudene destacou as linhas de financiamento disponíveis através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O gestor também apresentou os incentivos fiscais disponíveis para que os titulares de projetos instalados na área da superintendência possam pleitear a redução de 75% do imposto de renda modalidade pessoa jurídica (IRPJ).

O encontro também contou com a exposição do gerente geral do Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte, Vandir Farias, que apresentou as principais linhas de crédito oferecidas pela instituição bancária. O BNB é o agente operador do FNE, cujas diretrizes e prioridades de aplicação de recursos são estabelecidas anualmente pelo Conselho Deliberativo da Sudene.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.