News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Besouro potó: contato pode causar queimaduras de até 2º grau na pele; conheça cuidados e tratamento

Besouro potó: contato pode causar queimaduras de até 2º grau na pele; conheça cuidados e tratamento

Foto: g1

Mais frequente no Ceará e em outros estados do Nordeste nos meses mais quente do ano, besouro libera toxina que em contato com a pele pode ocasionar lesões como manchas e irritação.

O fim do período chuvoso e a chegada dos meses mais quentes no Ceará e em outros estados do Nordeste favorecem a aparição frequente do besouro potó que, em contato com a pele humana, pode causar queimaduras de até segundo grau.

De acordo com Letícia Reichel, coordenadora de Vigilância em Saúde de Sobral, o besouro tem preferência por locais quentes e alerta para que as pessoas tomem os cuidados necessários.

"Além disso, eles gostam de luzes brancas e costumam ficar no teto. As pessoas têm que verificar bem os lençóis e as roupas de cama antes de dormir. Caso haja contato com o inseto, a orientação é lavar o local com água e sabão e colocar compressas frias sobre a região afetada", esclarece.

A vendedora Ianca Martins tentou livrar o filho de um potó e acabou tendo lesões no corpo. "Ele caiu no braço do meu filho e tentei afastar, pouco tempo depois passei a mão no rosto e ficou a mancha no meu olho, além de ferimentos, cheguei até a ter febre", relata.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o potó não pica a pele e não é a urina dele que causa ferimentos. Na realidade, ele libera uma secreção tóxica que causa queimaduras ao ter contato com o corpo.

Conforme o médico dermatologista Mario Timbó não é recomendado esmagar o besouro ao vê-lo sobre a pele de alguém para que não haja a liberação do líquido que causa queimaduras.

"Se a pessoa esmagar o potó, na tentativa de se defender, ele vai eliminar o líquido que provoca uma reação na pele, que vai desde uma queimadura de primeiro grau, que é uma mancha vermelha que irrita, até uma queimadura de segundo grau com formação de vesículas e bolhas", explica.

Para o tratamento da lesão, o médico orienta fazer a hidratação da pele e, se necessário, o uso de um corticoide e esperar passar. Também é necessário evitar a exposição ao sol mesmo após alguns dias do sumiço das manchas.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.